Debate

Ministério da Saúde nomeia defensor de eletrochoque para área de saúde mental

por: Redação Hypeness

A nomeação do psiquiatra Rafael Bernardon Ribeiro por parte do Ministério da Saúde tem causado polêmica. Defensor de terapias com eletrochoque, ele ocupará o cargo de coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União e assinada ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (18).

Segundo apuração da Folha de São Paulo, Ribeiro atua em tempo integral como diretor técnico do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

– Bolsonaro nega anúncio de vacina do Ministério da Saúde: ‘Não compraremos vacina da China’

Ministério da Saúde nomeia defensor de eletrochoque para área de saúde mental

Rafael Bernardon Ribeiro já atuou como assessor técnico na área de Saúde Mental do governo de São Paulo de abril de 2012 a dezembro de 2018. Além disso, foi coordenador adjunto na Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da pasta entre novembro de 2017 e julho de 2018.

– Brasil celebra vacinação, mas vive risco de falta de insumos por negacionismo do Ministério da Saúde

Em uma entrevista feita ao Canal da Psiquiatria, em 2013, Ribeiro disse que o tratamento com eletroterapia havia virado o seu mantra. “A eletroconvulsoterapia é um tratamento utilizado na medicina desde 1938, ele persiste justamente por ser muito bom. Tem uma resposta na ordem de 90%, o paciente tem algum benefício em 9 a cada 10 casos tratados”.

O método é indicado em  quadros de depressão grave, risco de suicídio iminente, transtorno bipolar, forma catatônica da esquizofrenia, casos em que o paciente não responde às medicações ou não pode ingeri-las. O Conselho Federal de Medicina (CFM ), regula o uso da eletroconvulsoterapia desde 2002 no país. Pazuello ainda não se pronunciou sobre o método de preferência de seu novo nomeado. 

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dani Calabresa fala sobre assédio e diz que teve medo de ‘boicote’; ‘Colar os pedaços’