Diversidade

Mostra ‘Afetividades Ordinárias’ reúne 4 anos de documentação da vida de pessoas trans

Gabriela Rassy - 04/02/2021 | Atualizada em - 08/02/2021

O fotógrafo João Bertholini apresenta o resultado de 4 anos de documentos sobre o universo das pessoas trans. Afetividades ordinárias ” reúne 31 retratos que vão de ativistas reconhecidas até as pessoas vivendo em situação de rua.

A mostra entrou em cartaz em janeiro e segue até o dia 28 de fevereiro, dando continuidade às celebrações do Dia da Visibilidade Trans.

A mostra "Afetividades Ordinárias" está aberta para visitação em uma galeria virtual

A mostra “Afetividades Ordinárias” está aberta para visitação em uma galeria virtual

Celebrada no dia 29 de janeiro, a data marcou a primeira vez na história do Brasil em que travestis e transexuais falaram aos parlamentares do Congresso Nacional sobre a realidade dessa população.

A curadoria ficou por conta de Neon Cunha, mulher trans, ativista, diretora de arte e integrante da Marcha das Mulheres Negras.

Organizada pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, a mostra “Afetividades Ordinárias” está aberta para visitação em uma galeria virtual que pode ser acessada através deste link .

Lives da exposição

No bate-papo virtual de abertura, a curadora e o fotógrafo levantaram as questões plásticas de construção de imagens, o olhar humano nas fotografias, bem como a contextualização das questões políticas e sociais que envolvem a abordagem do projeto com o foco principal nas expressões plurais, principalmente na temática LGBTQIA+.

 

 

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro, acontece mais uma conversa entre Bertholini e Neon, agora sobre o questionamento e o alcance do papel da arte nos contextos políticos e sociais ficará com acesso disponível a partir do site da Poesis.

De forma presencial, é possível visitar a exposição de terça à sexta-feira, entre 11h30 e 15h, desde que o público interessado faça um agendamento prévio e siga as regras necessárias de cuidado com a saúde. Para mais informações, acesse .

Publicidade

Fotos: João Bertholini


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Pajubá: Rosetta Stone celebra mês do orgulho com lições sobre dialetos LGBTQIA+