Inovação

Nike lança tênis para você calçar sem precisar usar as mãos

Redação Hypeness - 02/02/2021

Não é preciso o auxílio das mãos para calçar o novo tênis Go FlyEase, da Nike. Desenhado para cumprir tanto as funções de uso esportivo, quanto de uso casual, o lançamento conta com tecnologia e design moderno focados em priorizar a acessibilidade para pessoas com deficiência.

A inovação central do Go FlyEase é a chamada dobradiça biestável, responsável por permitir que o sapato se mova entre duas posições: uma vertical (em que a sola interna fica em um ângulo de aproximadamente 30º para que seja possível deslizar facilmente o pé), e a posição recolhida (na qual a camada externa se acomoda confortavelmente em torno da interna enquanto se caminha ou corre).

Basicamente, são dois sapatos em um, com a parte interna do calçado saindo conforme necessário.

Gif do novo Nike Go FlyEase

O conceito do design vem do movimento padrão que a maioria das pessoas faz ao tirar sapatos deslizantes como Crocs, chinelos ou tênis simples.

Tal movimento envolve usar um pé para puxar o calcanhar do outro. Com o “salto de apoio” do Go FlyEase, fica mais fácil empurrar os tênis para fora dos pés ao apoiar a ponta de um no calcanhar do outro.

Assim, todo o processo é feito sem o uso das mãos, segundo a Nike.

Tênis Go FlyEase, da Nike

Acessibilidade no design do tênis

Além da estética e da praticidade de não precisar usar as mãos, a Nike projetou o Go FlyEase pensando na acessibilidade do calçado.

Isso significa que o tênis foi projetado para pessoas que tenham qualquer tipo de problemas para se abaixar e amarrar sapatos com cadarços.

A marca FlyEase nasceu do trabalho do designer da Nike Tobie Hatfield, quem passou anos na empresa estadunidense desenvolvendo sapatos cada vez mais engenhosos, cuja prioridade é melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Tênis Go FlyEase, da Nike

A “Fast Company” experimentou o Go FlyEase e diz que, além de muito confortável, o par de tênis é “o calçado COVID definitivo”, em referência à necessidade de evitar contato das mãos com superfícies sujas por conta da pandemia de coronavírus.

De acordo com a Nike, o calçado estará à venda a partir de 15 de fevereiro “para membros selecionados da marca”. Já a disponibilidade em larga escala está planejada para o final de 2021.

Com informações do ‘Verge‘.

LEIA TAMBÉM:

+ Diferente do que costumamos imaginar, este novo conceito de acessibilidade mescla escadas e rampas
+ Paulistano é premiado pela ONU por criar app que avalia acessibilidade dos estabelecimentos
+ Nike lança linha de tênis e roupas inspirada em ‘Stranger Things’

Publicidade

Fotos: Divulgação/Nike


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.