Ciência

O 1º transplante de mãos e rosto do mundo durou 23 horas e envolveu mais de 80 pessoas

Redação Hypeness - 04/02/2021 | Atualizada em - 05/02/2021

Um jovem de 22 anos passou por uma cirurgia histórica. O 1º transplante de mãos e rosto do mundo aconteceu com Joe DiMeo. A operação foi realizada pelos médicos da Universidade de Nova York  e é um sopro de esperança para pessoas que foram vítimas de graves lesões. Depois de 23 horas, tudo deu certo.

Joe DiMeo tinha 18 anos quando sofreu um grave acidente de carro em 2018. O jovem de Nova Jérsei ficou três meses em coma após 80% do seu corpo ser queimado. Com o rosto completamente desfigurado e com boa parte dos seus dedos da mão amputados, a esperança de conseguir uma nova imagem era importante em sua vida.

– Noiva é levada ao altar por homem que recebeu transplante de coração do pai dela

Jovem foi vítima de acidente automobilístico aos 19 anos; aos 22, ele recebe um novo rosto e mãos, recomeçando a sua vida

A trajetória do 1º transplante de mãos e rosto do mundo 

Duas tentativas de transplante de rosto e mãos já haviam acontecido antes no mundo, mas ambas foram malsucedidas. A complexidade da cirurgia é grande porque envolve tendões, cartilagens, ossos, nervos e pele. Foram mais de 80 pessoas envolvidas no processo de Joe DiMeo.

– Hospital inova e faz primeiros transplantes de pênis para ajudar veteranos de guerra

Ele passou três anos vivendo com os danos do acidente de carro e quando surgiu um doador de órgãos compatível, os médicos o incentivaram a realizar o procedimento, que foi um sucesso.

“Sempre iniciamos a operação com um momento de silêncio para homenagear a família do doador, para respeitar sua grande perda, para nunca esquecer as doações que foram feitas. Em todas essas operações, é importante reconhecer que alguém deve desistir de sua vida para que os outros possam continuar vivendo”, afirmou o doutor Eduardo Rodriguez, chefe da equipe que realizou o transplante, à CNN.

“Precisávamos evitar a infecção, precisávamos que essa operação ocorresse o mais rápido possível, tínhamos que ser muito seletivos com o doador e tínhamos que implementar todas as tecnologias de ponta que garantissem o sucesso total da operação de Joe, e foi exatamente o que fizemos”, complementou Rodríguez.

Joe conseguiu recuperar suas mãos e rosto em uma cirurgia histórica; jovem vai conquistar uma nova vida três anos após acidente cujas chamas danificaram 80% de seu corpo

A motivação de Joe para assumir o risco e conquistar novas mãos e rosto foi incrível. O jovem de 22 anos ainda está aprendendo a fazer os movimentos de mão. Ele afirma que está fazendo tudo aos poucos, mas que em breve vai se acostumar com o novo membro.

– Cientistas dão passo importante rumo à impressão 3D de órgãos para transplante

“Sempre há uma luz no fim do túnel. Peço por favor que nunca desistam e nunca deixem a sua aparência deixar vocês para baixo. Olhe sempre para o lado positivo das coisas”, afirmo Joe DiMeo ao jornal New York Post.

Confira vídeos de Joe falando sobre sua cirurgia (em inglês):

Publicidade

Fotos: Divulgação/NYU Langone


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11