Criatividade

O único ‘jantar fora’ 100% seguro (ou quase) possível em tempos de pandemia

Vitor Paiva - 18/02/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Em muitas cidades o hábito de comer na rua, com as mesas postadas ao ar livre, era verdadeira tradição – e Nova York no verão também era uma dessas cidades. A pandemia, porém, impactou o hábito de ir a restaurantes de forma radical, e ainda não sabemos exatamente como será o futuro dos restaurantes e do prazer de sair para almoçar ou jantar fora. Localizado em Manhattan, o restaurante Quality Eats vem buscando soluções para a nova realidade contemporânea – e para isso eles reinventaram nossa noção do que “comer na rua” quer dizer: com uma solução ao ar livre e fechada ao mesmo tempo, localizada nas calçadas de Nova York.

Cabine outdoor do restaurante Quality Eats, em Nova York

Larissa Januário: batemos um papo sobre quarentena, delivery e receitas práticas

Com aquecimento e ao mesmo tempo abertos à rua porém fechados como uma cabine em um restaurante, a nova proposta do restaurante mistura as mais diversas experiências possíveis de se ter em um restaurante. A cabine ao ar livre é oferecida em duas filiais do restaurante, ao sul e ao norte da cidade, e ambas são decoradas feito as antigas lanchonetes estadunidenses, em tons pasteis e decoração como nos anos 1950 – mas a corrida por um lugar nas cabines pode ser intensa, visto que ambos os restaurantes oferecem somente 3 lugares.

Cabine outdoor do restaurante Quality Eats, em Nova York

Cabine outdoor do restaurante Quality Eats, em Nova York

Restaurante cria estufas individuais para receber clientes em tempos de coronavírus

Mas ambas são rodeadas por mesas regulares, na calçada, à moda antiga. A solução das cabines foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura e decoração GRT Architects – que, segundo o co-fundador do escritório, Tal Schori, o trabalho vem sendo de “tentar descobrir um jeito de encontrar uma identidade singular na forma, nas cores e na decoração” para o hábito de se alimentar na rua.

Cabine outdoor do restaurante Quality Eats, em Nova York

Covid-19: pesquisadora da Fiocruz diz que ‘março será mês mais triste de nossas vidas’

As mesas que misturam o “indoor” e o “outdoor” – o dentro e o fora dos restaurantes – no Quality Eats ficam nas ruas 2nd e 78th, em Nova York.

Cabine outdoor do restaurante Quality Eats, em Nova York

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.