Design

Observatório marinho em forma de baleia oferecerá visão fascinante do fundo do mar

Vitor Paiva - 17/02/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Em lendas, histórias e até mesmo na bíblia, personagens se viram dentro de uma baleia, mas em breve os visitantes da cidade de Busselton, na Austrália Ocidental, também poderão passar algum tempo no interior do maior mamífero do planeta. E que melhor lugar para se observar os peixes e outros animais marinhos do que o interior de uma baleia? Assim será o Australian Underwater Discovery Centre, um observatório marinho cujo prédio foi planejado no formato de uma imensa baleia, mergulhando nas águas do píer da cidade.

Passeio astronômico: confira a lista dos observatórios brasileiros abertos à visitação

Desenhado pelo escritório britânico de arquitetura Baca Architects, o novo projeto irá substituir a atual estrutura para se tornar o maior observatório do tipo no mundo – a escolha se deu entre três diferentes desenhos e aconteceu por voto popular. “O projeto procurou atender às necessidades espaciais do cliente e ainda o pedido de realizar algo icônico capaz de atrair os turistas”, afirmou Richard Coutts, diretor do escritório. Boa parte do espaço de 900 metros quadrados é submerso, e a visão dos animais marinhos se dá a partir do espaço supostamente referente aos olhos da “baleia”.

União popular salva mais de 100 baleias encalhadas e evita tragédia histórica

O Australian Underwater Discovery Centre é dividido em andares diversos, alguns com mais de 5 metros de altura e 12 metros de extensão, e posicionado cerca de 2 quilômetros para dentro do mar, ao fim do longo píer de Busselton. No caminho até alcançar o interior da “baleia” o visitante passará por galerias de arte e espaços para exposições no caminho até os “olhos” da baleia e poder acompanhar os peixes e outros animais do fundo do mar.

Surfista escapa por pouco de tubarão branco e só descobre depois em vídeo; assista

A Austrália já possui um museu embaixo d’água, abrindo espaço de exposição localizado na Grande Barreira de Corais. A visita ao novo observatório e a oportunidade para se passar algumas horas no interior de uma imensa baleia será possível provavelmente a partir de dezembro de 2022, prazo determinado para a inauguração do local.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.