Arte

Os incríveis cartazes que ilustram o signo regente do ano segundo o horóscopo chinês

Kauê Vieira - 12/02/2021

Segundo o horóscopo chinês, 2021 será o Ano do Boi, período de superação através do trabalho, do esforço e do empenho pelas realizações do dia a dia, no qual as recompensas virão da valorização da dedicação como virtude essencial – na China, o boi é especialmente valorizado por seu papel na agricultura e 2021 será um ano de trabalho intenso por uma boa colheita. É essa simbologia ancestral que serve de inspiração para o trabalho da artista estadunidense de origem taiwanesa Felicia Chiao – tanto diretamente para o ano que começa, quanto para os pôsteres que cria representando o signo regente do calendário chinês para o período.

O trabalho começou em 2017 com o Ano do Galo, e segue em progresso desde então, cinco cartazes – cinco anos – depois. As ilustrações são feitas com canetas hidrográficas e em gel, e utiliza forte tonalidade vermelha sempre, um sinal tradicional de sorte e prosperidade, além de flores e outros adornos plenos em sentido ao redor de uma incrível representação do animal símbolo do signo que regerá o ano. Depois do Galo, em 2018 foi o Ano do Cachorro, do Porco em 2019 e o Ano do Rato em 2020. “Minha família é de Taiwan, e portanto o Ano Novo Chinês é algo importante pra nós”, ela diz.

“Eu sou muito asiática-americana, então não posso dizer que sou a mais tradicionalista de todas, mas cresci ouvindo todas as histórias dos animais do zodíaco chinês e suas superstições, e por isso quis fazer o desenho no ano de 2017”, ela diz. “Foi uma maneira de divertida de acenar com meu trabalho para minhas bases culturais”. A astrologia chinesa se popularizou durante a Dinastia Han, do século  2 a.C. ao século 2 d.C., e se baseia em diversos princípios da filosofia chinesa, como os conceitos de Yin e Yang, oferecendo elementos para os anos como madeira, fogo, terra, metal e água.

Segundo seu perfil no Instagram, Felicia Chiao é “designer industrial durante o dia e ilustradora durante a noite”. Além de suas incríveis ilustrações, ela trabalha para a indústria alimentícia, desenhando pacotes e com design para serviços e alimentos. Para além dos cartazes do zodíaco chinês, os animais são fonte de inspiração evidente para seu trabalho como ilustradora – e uma série com pombos e a palavra “Fuck” vem fazendo grande sucesso na internet. A série de cartazes do horóscopo, assim como outros de seus trabalhos, estão disponíveis em sua loja virtual.

Publicidade

© artes: Felicia Chiao


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Filha de Bussunda fala de luto, piadas e revela nova série sobre o pai