Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Em nome de Jesus”, gritava o pastor Gledson Lima, da Igreja Tenda dos Milagres, enquanto quebrava oferendas do Candomblé, na manhã do último domingo (7), em uma área descampada, no alto de uma colina, no bairro de Shangrilá, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Uma pessoa que o acompanhava filmava o ato enquanto ele dizia que, ao quebrar os itens, estaria desfazendo uma “maldição”. O material se tratava de oferendas a Maria Mulambo.
Pastor filma a si mesmo quebrando peças do Candomblé ’em nome de Jesus’, na Baixada https://t.co/6MG29R1A62 pic.twitter.com/P4mottTh1H
— Casos de Polícia (@CasodePolicia) February 11, 2021
Identificando o pastor pelas imagemns, o babalorixá Natan de Oxaguiã, do Ilê Àsé Babá Min Okan Fun Fun, registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na última quarta-feira (10). A denúncia: intolerância religiosa.
Criticado nas redes sociais, o pastor evangélico se justificou em mensagem direcionada ao babalorixá, dizendo que “ficou incomodado” porque a oferenda “estava próxima da entrada do seu sítio”.
Em contrapartida, o pai de santo disse que há uma distância de cerca de meio quilômetro entre o ponto da oferenda e a entrada da propriedade do pastor.
Representando a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), o babalawô Ivanir dos Santos questionou: “Até quando? O que ainda precisa acontecer para frear atos como esses? Estão mexendo com nosso sagrado. De onde vem toda essa violência?”.
Para Sidnei Nogueira, babalorixá e pesquisador mestre e doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo e autor do livro “Intolerância Religiosa” (Pólen Livros/Selo Sueli Carneiro), este problema está longe de acabar. Em entrevista a Carta Capital no ano passado, ele afirmou que “o racismo religioso se agravou muito no Brasil nos últimos anos”, reforçando que o preconceito com religiões de matriz africana trata-se, também de racismo.
Publicidade
O nome de Damares Alves segue dominando o noticiário. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, segundo...
Uma crise de sonambulismo fez com que a fisioterapeuta de Cuiabá (MT), Talyssa Oliveira Taques, de 27 anos, caísse do...
Uma menina de seis anos de idade morreu após ser picada por uma cobra na Arábia Saudita. Tamara Abdul Rahman estava...
Uma das primeiras coisas que aprendemos no ensino fundamental é a reconhecer a Bandeira do Brasil: verde, amarelo,...
O slime é febre entre os mais novos. O que não faltam são tutoriais no YouTube ensinando como preparar a massinha...
Que a maioria das postagens que vemos nas redes sociais não é a realidade do que as pessoas vivem todos sabemos. Mas...
Em entrevista à colunista Ju Ferraz no Instagram da Revista Vogue, Cléo Pires citou Rihanna ao falar sobre a pressão...
Há 50 anos envolvido em pesquisas sobre os efeitos de entorpecentes causados ao organismo humano, em especial a...
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que notebooks se enquadram em itens de uso pessoal e não devem...