Gastronomia

Pitaya é uma das frutas mais lindas e gostosas que existem e podemos provar

22 • 02 • 2021 às 12:10
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 12:37
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A casca em um intenso cor-de-rosa e a carne branca salpicada de pontinhos pretos no interior confere à Pitaya o título de queridinha dos posts, fotos e vídeos nas redes sociais como uma das frutas esteticamente mais interessantes que existem. Mas ela é mais do que somente um corpinho bonito: a Pitaya também é saborosa e traz uma série de benefícios importantes para nossa saúde – como a capacidade de regulação do intestino, proteção contra algumas doenças, combate à pressão alta e ainda ação termogênica, tornando-a uma boa escolha para o cardápio de quem busca perder algum peso.

O chocolate rosa natural e sem química que virou mania nas redes

Nativa da América Central e do México, mas também cultivada em regiões de Israel, da China e do Brasil, a Pitaya é rica em fibras e com poucas calorias, além de alto teor antioxidante e plena em vitaminas e minerais – suas sementes ainda ajudam na digestão e oferecem ácidos graxos fundamentais para a saúde, capazes de combater males como a depressão. A parte a ser consumida da fruta é a polpa, e se trata de ingrediente versátil e cheio de sabor – a ser usado em sucos, geleias, vitaminas, pratos, saladas e sobremesas.

Os outros tipos de Pitaya, a rosa (acima) e a amarela (abaixo)

‘Bananapocalipse’: a banana como a conhecemos está caminhando para a extinção

Para isso, nos inspiramos em matéria original do site Metrópoles para reproduzir três receitas saudáveis que podem ser preparadas com facilidade utilizando a Pitaya como elemento central.

Sorvete de Pitaya

Ingredientes:

– Polpa de pitaya (2 xícaras)
– Adoçante em pó (quantidade a gosto)
– Creme de leite light (1 xícara)
– Claras em neve (4)

Preparo:

Misture os ingredientes e os reserve em uma vasilha com tampa, levada ao freezer por duas horas. Em seguida, bata em uma batedeira e retorne ao freezer até o momento de servir.

As lives de Massimo Bottura pra você arrasar na cozinha na quarentena

Vitamina de Pitaya

Ingredientes:

Bananas congeladas (3)
– Leite de aveia (130 ml)
– Pitaya rosa (1)
– Gelo (2 pedras)

Preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e sirva a vitamina.

Gangina: a técnica afegã que mantém uvas frescas por até seis meses

Creme de pitaya (com frutas)

Ingredientes:

– Pitaya (1)
– Abacate (1/2)
– Banana congelada (2)
– Kiwis gelados (2)
– Maracujá congelado (1)
– Aveia em grãos (quantidade a gosto)

Preparo:

Bata no liquidificador a pitaya, o abacate e as bananas para obter o creme. Adicione  por cima a polpa do maracujá em pedaços e a aveia em grãos.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness