Gastronomia

Pitaya é uma das frutas mais lindas e gostosas que existem e podemos provar

por: Vitor Paiva

A casca em um intenso cor-de-rosa e a carne branca salpicada de pontinhos pretos no interior confere à Pitaya o título de queridinha dos posts, fotos e vídeos nas redes sociais como uma das frutas esteticamente mais interessantes que existem. Mas ela é mais do que somente um corpinho bonito: a Pitaya também é saborosa e traz uma série de benefícios importantes para nossa saúde – como a capacidade de regulação do intestino, proteção contra algumas doenças, combate à pressão alta e ainda ação termogênica, tornando-a uma boa escolha para o cardápio de quem busca perder algum peso.

Nativa da América Central e do México, mas também cultivada em regiões de Israel, da China e do Brasil, a Pitaya é rica em fibras e com poucas calorias, além de alto teor antioxidante e plena em vitaminas e minerais – suas sementes ainda ajudam na digestão e oferecem ácidos graxos fundamentais para a saúde. A parte a ser consumida da fruta é a polpa, e se trata de ingrediente versátil e cheio de sabor – a ser usado em sucos, geleias, vitaminas, pratos, saladas e sobremesas.

Os outros tipos de Pitaya, a rosa (acima) e a amarela (abaixo)

Para isso, nos inspiramos em matéria original do site Metrópoles para reproduzir três receitas saudáveis que podem ser preparadas com facilidade utilizando a Pitaya como elemento central.

Sorvete de Pitaya

Ingredientes:

– Polpa de pitaya (2 xícaras)
– Adoçante em pó (quantidade a gosto)
– Creme de leite light (1 xícara)
– Claras em neve (4)

Preparo:

Misture os ingredientes e os reserve em uma vasilha com tampa, levada ao freezer por duas horas. Em seguida, bata em uma batedeira e retorne ao freezer até o momento de servir.

Vitamina de Pitaya

Ingredientes:

Bananas congeladas (3)
– Leite de aveia (130 ml)
– Pitaya rosa (1)
– Gelo (2 pedras)

Preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e sirva a vitamina.

 

Creme de pitaya (com frutas)

Ingredientes:

– Pitaya (1)
– Abacate (1/2)
– Banana congelada (2)
– Kiwis gelados (2)
– Maracujá congelado (1)
– Aveia em grãos (quantidade a gosto)

Preparo:

Bata no liquidificador a pitaya, o abacate e as bananas para obter o creme. Adicione  por cima a polpa do maracujá em pedaços e a aveia em grãos.

 

 

 

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© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

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