Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na eterna luta das mães e pais para fazer seus pequenos e pequenas comerem verduras e legumes, vale quase tudo em nome da nutrição e da saúde das crianças – até mesmo utilizar ilusão de ótica. Essa é a premissa do Het Helpende Bord, ou “prato ajudante”, em tradução livre, projeto da HAK, empresa de legumes enlatados, que utilizou técnicas de ilusão de ótica para desenvolver um prato capaz de estimular as crianças a comerem mais legumes. O design se baseou em pesquisas realizadas pela Universidade de Wageningen, na Holanda, que determinaram de que forma tais ilusões poderiam ajudar diretamente na alimentação das crianças.
o Het Helpende Bord
O prato foi desenvolvido como resposta a outras pesquisas que sugerem que a resistência infantil em comer legumes é um problema global: na Holanda estima-se que o consumo de vegetais entre as crianças vem caindo, e hoje consomem menos de 72 gramas de vegetais em média por dia – muito abaixo das 100 a 150 gramas recomendadas. A teoria para o design do “prato ajudante” se baseia na sugestão de que a maneira como os alimentos são apresentados no prato, e o impacto visual dos legumes e vegetais na hora das refeições, são aspectos determinantes para que as crianças comam – ou rejeitem – os alimentos mais saudáveis.
O prato se assemelha a um prato de adulto se comparado aos modelos infantis tradicionais
O Het Helpende Bord traz, portanto, algums mudanças essenciais em seu desenho com relação aos pratos infantis tradicionais – a começar pela cor e o material: sabendo que as crianças gostam de imitar os hábitos dos adultos, o prato é feito em cerâmica branca, como são os pratos dos pais e mães – e não em materiais leves e coloridos, como costumam ser os pratos das crianças. Em segundo ponto, o novo prato é maior do que os normalmente utilizados pelas crianças, a fim de que a quantidade de legumes pareçam menor, e assim a necessidade de comer até o fim pareça tarefa menor.
O efeito dado pelo fato do prato ser de tamanho maior
Outra diferença do novo prato é uma leve alteração na coloração da área reservada para os vegetais, um pouco mais clara do que o restante da superfície – a diferença visa ressaltar, em contraste com o branco do fundo, a cor dos alimentos, para torná-los mais atraentes. Há também uma pequena cavidade nessa mesma parte reservada aos legumes, a fim de que uma maior quantidade possa ser oferecida em uma área menor – sendo, assim, possível colocar mais alimentos.
A cavidade permite que uma quantidade maior de vegetais pareça menor
Além disso, a orientação é que a parte dos vegetais seja posicionada mais próxima às crianças na hora de cada refeição – pesquisas sugerem que se comece a comer pelo alimento mais próximo.
Colocar os vegetais na parte mais próxima da criança ajuda no processo
O “prato inteligente” é recomendado para crianças entre 4 e 8 anos, e se baseia na “missão” da HAK, traduzida em seu slogan: “Ajudando a todos a comer mais vegetais e legumes”.
Publicidade
A Audi tem cada vez mais focado no aumentar de número de seus modelos híbridos e conceituais. Apresentada em...
Se você já cortou grama pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto é cansativo e chato. E porque não criar um robô...
Luz solar e água do mar: essa é a receita da fazenda Sundrop para fazer brotar, no meio do deserto australiano, 18...
Quem tem um animal de estimação, sabe que ele acaba fazendo parte da família. Pensando nisso, o Hospital Albert...
O jovem Max Loughan, de apenas 13 anos, é um grande admirador do trabalho de inventores como Albert Einstein e Nikola...
Grande parte das crianças americanas amam comemorar o Halloween. Algumas delas, mesmo sendo cadeirantes, também...
Um experimento com Inteligência artificial conduzido por três cientistas do Massachusetts Institute of Technology...
Se você é do tipo que não consegue se decidir entre ir ao cinema ou curtir um dia ao ar livre, então já pode se...
Enquanto uma parte enorme da população ainda e absurdamente passa fome diariamente, seguimos desperdiçando também...