Futuro

Primeiro time de futebol totalmente vegano do planeta estreia em liga profissional

Redação Hypeness - 08/02/2021 | Atualizada em - 03/03/2021

O pequeno clube de futebol do interior Inglaterra Forest Green Rovers se orgulha de ser o clube mais verde do planeta, desafiando as normas em torno dos jogos de futebol e da experiência do espectador.

“A vida moderna está nos matando. Deve ser óbvio.” Estas são as palavras preocupantes que iniciam o capítulo final do livro Manifesto, recentemente publicado.

Forest Green Rovers, o clube de futebol mais ecológico do mundo

Forest Green Rovers, o clube de futebol mais ecológico do mundo

O livro foi escrito por Dale Vince, o industrial britânico de energia verde que não só desafiou a maneira como pensamos sobre nossa pegada de carbono pessoal, mas também como o esporte que amamos contribui para o aquecimento do planeta.

Junto com a Ecotricity, uma empresa que transforma energia eólica em eletricidade desde 1996, Vince é dono do Forest Green Rovers.

Mas esta não é uma organização esportiva comum. O ônibus da equipe é totalmente elétrico. O mesmo acontece com o cortador de grama que corta a grama sem pesticidas no New Lawn Stadium.

Isso não é tudo. As camisas e caneleiras dos jogadores são feitas de bambu biodegradável. O sabonete nos vestiários dos jogadores e nos banheiros públicos é biodegradável, feito à base de plantas.

E o veganismo é para todos: a comida servida em dias de jogos em suítes corporativas e em balcões de fast-food é totalmente isenta de produtos de origem animal.

Em 2017, o clube se tornou o primeiro time do futebol a receber a Marca Vegan da Vegan Society.

Embora nem todos os jogadores sejam veganos, suas refeições são. Alguns foram convertidos ao veganismo, convencidos pelo aspecto de alto desempenho de uma dieta livre de animais e argumentos de que ela ajuda na recuperação de lesões e na redução da inflamação.

O clube é sinônimo de comida vegana. Quando Forest Green subiu à Liga Dois em 2017, depois de derrotar os Tranmere Rovers, o comentarista Bob Hunt berrou: “Deixe-me dizer uma coisa. Cheltenham, Swindon, Newport, vocês vão comer hummus na próxima temporada porque Forest Green Rovers está na Football League.” Essas palavras agora estão gravadas nas paredes dentro da recepção do clube.

“Por alguma razão, as pessoas se fixam na comida”, diz Vince. “Todo mundo come. Talvez seja isso. Algumas pessoas ficam até ofendidas com isso. O presidente do Carlisle não come nossa comida por princípio, embora esteja envolvido na indústria de carne.

“Para muita gente, cervejas, hambúrgueres e salsichas fazem parte da experiência em dia de futebol. Oferecemos tudo isso, mas nenhum animal teve que morrer no processo. Sei que alguns de nossos fãs não estão felizes por termos nos tornado veganos, mas sei que muitos outros ficaram animados com o que estamos fazendo aqui.”

Um estádio feito totalmente de madeira

O fato é que o Forest Green tem fã-clubes em mais de 50 países ao redor do mundo. A nova faixa da lateral com listras de zebra pretas e verdes esgotou em minutos quando foi apresentada pela primeira vez na temporada passada, com pedidos online vindos de Austrália, China e Estados Unidos.

Não é apenas a comida que tem chamado tanta atenção. Em 2018, o Forest Green se tornou o primeiro e único clube esportivo neutro em carbono reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também ajudou a ONU a redigir a iniciativa Esportes para Ação Climática, que visa engajar a comunidade esportiva na luta global contra as mudanças climáticas.

Os planos foram aprovados para um novo estádio construído inteiramente de madeira, exceto os parafusos, em um parque empresarial da indústria verde, criando 4 mil empregos ecologicamente corretos.

“Será o estádio mais verde do mundo desde que os romanos inventaram o concreto”, diz Vince. “Mais de 75% da pegada de carbono de um estádio moderno vem dos materiais com que são construídos. O nosso não terá nenhum concreto”, disse.

“Vamos desenvolver um novo pântano, construir casas ecologicamente corretas, plantar árvores e expandir o desenvolvimento sustentável para mostrar que podemos construir um estádio e um parque empresarial que trabalhe com a natureza. ”

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
STF valida lei que veta, no RJ, testes em animais para desenvolvimento de cosméticos