Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Maior e mais importante reserva indígena do planeta, o Parque do Xingu pede socorro. Como se não bastassem a construção da Usina de Belo Monte, como constantes invasões, queimadas, perseguições e assassinatos contra as mais de 5.500 pessoas de 14 diferentes etnias originárias do país que vivem pelos 2.642.003 hectares do parque, a atual pandemia do novo coronavírus vem alcançando números calamitosos na região – no município de Altamira, no Pará, ponto de referência para o atendimento da população e contando com apenas 2 hospitais, o total de casos já passado de 7 mil, com 145 mortes confirmadas. Foi para mobilizar uma sociedade, portanto, para o quadro grave e a situação da reserva e sua população anterior da Covid-19 que o manifesto Respira Xingu foi publicado.
Tribo no Parque do Xingú © Wikimedia Commons
Segundo o texto, dois dos hospitais disponíveis em Altamira – recebendo, além do Xingu e região, também os casos divulgados entre a população de 11 terras Indígenas e 7 Unidades de Conservação – somente um é capaz de tratar dos casos mais graves da doença. “Para piorar, nota-se um número cada vez maior de eventos nas ruas, comércios abertos e uma incapacidade do poder público de conter como aglomerações”, denuncia o texto, lembrando que “o isolamento social efetivo continua sendo uma única maneira de evitar a propagação da doença ”. Uma campanha oferece material de divulgação e uma cartilha ensinando os procedimentos de segurança.
Além do manifesto convocatório para reunir doações e vozes a fim de pressionar o poder público para proteger o Xingu e a região, um perfil no Instagram foi criado, publicando denúncias, dados e boletins diários sobre a situação local. A vacina já chegou no Xingu, e parte da população e profissionais de saúde já recebeu a primeira dose, mas o texto lembra que “só haverá imunização, porém, quando toda a população para vacinada. Não há previsão de que isso aconteça rapidamente ”. A proposta é de atuação em cinco frentes: educação (pelos protocolos de segurança), responsabilização (para pressionar a prefeitura de Altamira para combater aglomerações), Informação, arrecadação (por insumos nos hospitais) e memória (pela história e a lembrança das mortes da pandemia )
Vacinação da população no Xingu © divulgação
“É urgente mobilizar a sociedade e pressionar o poder público a cumprir sua obrigação constitucional de garantir acesso à saúde ea cumprir imediatamente os protocolos de pandemia determinados pela Organização Mundial da Saúde. Do contrário, será responsável e responsabilizado por mortes que seriam evitáveis ”, diz o texto, que pode ser lido na íntegra no site da Respira Xingu . Diversas instituições e associações ligadas à causa e à região assinam o manifesto no site – que oferece maiores informações e convida a sociedade civil como um todo a participar do movimento pela preservação do Xingu contra uma pandemia.
Parte do Xingu © Getty Images
Publicidade
Quem gosta de caçar novidades em lojas virtuais estrangeiras deve reconhecer essa situação: você encontra alguma...
Desde o início das eleições, o brasileiro médio anda preocupado demais com um país vizinho. A Venezuela se tornou...
Os efeitos da ação humana sobre o meio-ambiente e do aquecimento global sobre a natureza, os oceanos e o planeta como...
A maior área verde da Pompeia está ameaçada pela construção civil. Conhecida como 'A Praça da Nascente' por ser...
Já não é de hoje que o homem está em busca de vida em outros planetas, seja para uma possível mudança caso a vida...
A colonização do espaço já se tornou uma realidade para as empresas de tecnologia aeroespacial. Ainda que isso...
Ainda que tenha se tornado um nome reconhecido internacionalmente por volta de 1989, quando liderou uma imensa campanha...
Quais são as profissões do futuro? O que podemos esperar profissionalmente de um mundo movido por revoluções...
Quem acompanha o Hypeness sabe que nós acreditamos que Adotar é Hype e inclusive já explicamos o grande problema...