Sustentabilidade

RO autoriza garimpo com uso de mercúrio e ignora riscos aos rios e indígenas

Redação Hypeness - 11/02/2021

Líderes indígenas e ambientalistas protestam contra lei sancionada pelo governador Antonio Denarium (PPS) liberando o garimpo no estado de Roraima. E, além do emprego de escavadeiras para extrair o ouro, a ideia é que garipeiros arrisquem a saúde usando mercúrio – substância altamente poluente -, para separar o metal dos dejetos

A permissão para a utilização do mercúrio foi incluída pelos deputados durante a tramitação do projeto. Eles ampliaram de 50 para 200 hectares o tamanho da área em que cooperativas de garimpeiros podem atuar. 

– Amazônia tem mais de 2,5 mil garimpos ilegais e contaminação por mercúrio vira regra

RO autoriza garimpo com uso de mercúrio e ignora riscos aos rios e indígenas

Cena do garimpo de ouro no Amazonas

Riscos para rios e indígenas  

Por volta de 40 instituições de defesa do meio ambiente já se posicionaram contrárias ao movimento do governador Antonio Denarium de autorização dos garimpos com uso de mercúrio. O presidente do Conselho Indígena de Roraima Edinho Batista, que representa mais de 240 comunidades do estado, diz que a lei é uma tragédia anunciada.

O garimpo ameaça segurança das dos Yanomami

O projeto apresentado pelo governo de Roraima afirma que o aumento do garimpo “trará diversos benefícios para a região” e que o objetivo é tirar garimpeiros “da ilegalidade para que o governo possa melhorar a arrecadação”. O Ministério Público classificou a lei como inconstitucional, pois a constituição prevê que compete à União legislar sobre a exploração de minerais no país.

Diferente do que é dito pelo governo do estado, a Terra Indígena Yanomami, no norte de Roraima, é um dos locais mais afetados e ameaçados pelo garimpo. Números dão conta de que cerca de 20 mil garimpeiros atuem de forma ilegal na região. Além dos danos ambientais óbvios, o MP alerta para o aumento da violência em terras indígenas de Roraima. Para se ter ideia, de dezembro de 2019 a novembro 2020, a Polícia Federal fez nove operações para combater a prática ilegal no local.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Trigo transgênico: veneno no pão a um passo da liberação; especialista vê brasileiros cobaias