Diversidade

Serena Williams e a história de representatividade no macacão de uma perna só usado pela tenista

Redação Hypeness - 22/02/2021

Uma das melhores tenistas do mundo, a estadunidense Serena Williams chamou atenção no jogo do dia 7 de fevereiro por conta do macacão de uma perna só que vestiu na ocasião. Além da vitória contra a alemã Laura Siegemund, a atleta se destacou devido ao traje, que foi usado para homenagear outro nome feminino do esporte: o da velocista Florence Griffith-Joyner (1959 – 1998).

Também conhecida como Flo-Jo, a ex-atleta norte-americana a quem Serena fez referência foi campeã olímpica em 1988 e era um ícone da união da moda com o esporte na década de 1980.

Assim como Florence, Serena tem afinidade com o universo fashion. Aos 39 anos, a tenista se dedica à própria grife de roupas e já colaborou com coleções de grandes marcas de roupas esportivas, como a Nike.

Atleta Florence Griffith-Joyner durante corrida

Atleta Florence Griffith-Joyner durante competição, em 1989

“Fui inspirada por Flo-Jo, que era uma excelente atleta de atletismo, uma atleta incrível quando eu estava crescendo”, disse Serena, após o jogo na Austrália.

Vendo seu estilo, sempre mudando, suas roupas sempre foram incríveis, continuou ela.

“Este ano, pensamos no que podíamos fazer para continuar a elevar o visual na quadra. A equipe da Nike pensou neste projeto inspirado em Flo-Jo. Eu estava tipo: ‘Oh, meu Deus, isso é tão brilhante'”, finalizou a tenista.

Serena já inovou o vestuário dentro de quadra antes. Em 2018, em Roland Garros, a atleta vestiu um macacão inspirado no filme “Pantera Negra” e, mais tarde no mesmo ano, usou um tutu de bailarina e meias-calças no Aberto dos Estados Unidos.

Foto de Serena Williams durante partida de tênis

Serena Williams durante partida na Austrália, quando estreou o macacão de uma perna só

A carreira de Florence Griffth-Joyner foi marcada pelo ouro nos 100 e nos 200 metros dos Jogos Olímpicos de Seul, realizados em 1988, na Coreia do Sul.

Com unhas compridas, cabelos longos e joias, a corredora competia trajada a partir de um estilo próprio e único no esporte. Aos 38 anos de idade, ela morreu vítima de um ataque epiléptico.

A origem do macacão de uma perna só

Em entrevista à “NBC”, em 1988, Flo-Jo explicou a origem do macacão de uma perna só.

“Originalmente, era um macacão de duas pernas”, disse ela.

“Eu estava no espelho, cortei uma perna e gostei de sua aparência. Peguei uma cueca e coloquei por cima de uma perna. E eu disse: ‘Bem, parece bom, vou tentar isso’.”

O traje foi estreado pela corredora durante as Olimpíadas de Seul, em que ela somou quatro medalhas ao fim da competição — três ouros e uma prata.

Fotos da corredora Florence Griffith-Joyner

O macacão de uma perna só de Flo-Jo surgiu por acaso

Texto escrito com informações do “UOL“.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Disney confirma personagem gênero fluido em nova série da Marvel