Sustentabilidade

Serviços de energia solar por assinatura podem gerar economia de até 21% em Minas Gerais

Redação Hypeness - 01/02/2021 | Atualizada em - 16/02/2021

As contas de luz estão cada vez mais caras , mas mentes criativas já estão pensando em como reduzir esse gasto com sustentabilidade. Desta vez a proposta é um serviço por assinatura de energia solar.

O mercado de serviços para energia limpa e mais barata parece ser uma tendência em Minas Gerais, onde mais uma companhia lançando pacotes para empresas.

O serviço que permite obter os recursos de energia solar mesmo sem a instalação de painéis em casa ou na empresa.

O modelo de assinatura está disponível para locais que têm fatura mensal seja maior do que R $ 500, dentro do Estado de Minas Gerais.

A empresa nacional Gera Soluções , do Grupo Gera, é uma das que atua com comercialização e geração de energia renovável.

Todo o processo de assinatura é feito on-line e a economia pode chegar a até 21% na tarifa, de acordo com o plano escolhido.

O plano de assinatura

A proposta do plano de assinatura é o cliente pagar um valor mensal para “alugar” um lote da fazenda solar e receber os créditos da energia produzida ali para abater o valor na conta de luz.

No caso da Gera Soluções, a energia deve vir de duas usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas no território mineiro – de 2,5 megawatts (MW) cada – e devem ser inauguradas entre março e abril deste ano.

Além de reduzir as tarifas da conta de luz – que em 2021 devem subir de preço ainda mais -, a vantagem é não precisar fazer o investimento inicial de equipamentos e instalação de um sistema próprio de energia limpa.

“Em um cenário pós-pandemia, com retorno do funcionamento do comércio e escritórios, os custos operacionais são uma grande preocupação, devido às receitas mais baixas”, afirma Ramon Oliveira, um dos diretores do Grupo, ao Terra.

“Para esse momento, nós conseguimos trazer uma solução com economia significativa sem nenhum risco para o negócio e ainda contribuir para o meio ambiente”, disse.

Tudo começa em Minas, mas ainda neste ano já deve chegar para outros Estados do Brasil, como afirmou Ramon.

O que muda na conta de luz?

Para o cliente, nada muda, já que não é necessário instalar o equipamento. Os assinantes continuam recebendo a mesma fatura, mas com o desconto da energia solar aplicado no valor final e discriminado no documento.

Quem fazer algum dos planos pode acompanhar, em tempo real, o consumo e a economia gerada via aplicativo. Além disso, é disponibilizado um consultor especializado para tirar dúvidas e atender as demandas durante a vigência do contrato.

Energia Solar em Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é destaque em geração de energia solar, mesmo para consumo próprio, o que garante a posição de liderança no ranking de energia solar distribuída do Brasil.

Em dezembro, o estado superou a marca de 800 megawatts (MW) em instalados telhados, fachadas, terrenos residenciais, comércios, empresas, propriedades rurais e prédios públicos.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
O iate de 500 milhões de dólares de Jeff Bezos