Inspiração

Stacey Abrams indicada ao Nobel da Paz e a continuidade da luta de Luther King

Redação Hypeness - 18/02/2021 | Atualizada em - 23/02/2021

Advogada, política e defensora dos direitos de voto, a estadunidense Stacey Abrams, de 47 anos, está entre as pessoas nomeadas ao Prêmio Nobel da Paz em 2021. Criadora do “Fair Fight Action“, um comitê de ação política focado em registrar pessoas aptas a votar, a ativista ajudou a Geórgia a contribuir para a derrota de Donald Trump nas urnas da última eleição presidencial.

Importante expoente para a continuidade da luta de Martin Luther King Jr. (1929 – 1968) pelos direitos civis de pessoas negras nos Estados Unidos, Stacey foi nomeada ao prêmio pelo membro do parlamento norueguês Lars Haltbrekken, que explicou a escolha.

O trabalho de Abrams segue os passos do Dr. Martin Luther King Jr. na luta pela igualdade perante a lei e pelos direitos civis, explica o parlamentar, segundo a “Reuters“.

Haltbrekken adiciona ainda: “Os esforços de Abrams para concluir o trabalho de King são cruciais se os EUA tiverem sucesso nas tentativas de criar fraternidade entre todos os povos e uma sociedade pacífica e justa.”

O pastor Martin Luther King Jr. ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964, o mesmo ano em que a monumental Lei dos Direitos Civis foi aprovada nos Estados Unidos.

Foto da ativista, política e advogada Stacey Abrams

O trabalho de Stacey Abrams foi essencial para a participação popular do eleitorado da Geórgia nas urnas, em 2020

Quem é Stacey Abrams?

Stacey Abrams é formada em Direito pela Yale Law School e nasceu na Geórgia, o estado natal de King. Ela serviu na Câmara dos Representantes do local entre 2007 e 2017.

Em 2018, a advogada concorreu como candidata democrata a governadora e perdeu por apenas dois pontos percentuais para seu oponente, Brian Kemp.

No ano eleitoral, houve uma eliminação massiva de listas de eleitores, o que impactou significativamente nas comunidades de cor. O assuntou chamou a atenção nacional para as barreiras de acesso que eleitores da Geórgia e de todo o país sofrem para ter acesso ao voto.

Para resolver esses problemas, Abrams fundou o “Fair Fight Action” em 2020. A iniciativa da ativista nasceu com o objetivo de expandir o registro eleitoral e o acesso ao voto em seu estado natal, a Geórgia.

O projeto foi amplamente elogiado e visto como fundamental para a vitória democrata de Joe Biden no estado norte-americano.

Foto da advogada, ativista e política Stacey Abrams

‘Fair Fight Action’: a iniciativa de Stacey Abrams contribuiu para expandir o registro eleitoral na Geórgia

De todas as pessoas e organizações nomeadas, apenas 17 dos 107 vencedores individuais desde o início do Prêmio Nobel da Paz são mulheres.

Incluindo todos os outros prêmios Nobel, apenas 16 vencedores negros foram homenageados, sendo 12 desse número com o Nobel da Paz.

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2021 será anunciado até dezembro deste ano, e para acompanhar o processo basta acessar o site oficial da honraria.

Texto escrito com informações do “My Modern Met“.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.