Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Lumena Aleluia está no meio de diversas polêmicas no ‘Big Brother Brasil’. Recentemente, a psicóloga de participou de uma conversa com Nego Di, Karol Conká e Projota zombando do orixá Xangô. O papo foi duramente criticado por fiéis de religiões de matriz africana por ser desrespeitoso.
Uma representante da instituição religiosa da qual Lumena é filiada, o Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja, também conhecido como Roça do Ventura, afirmou que ela ainda está na fase inicial de sua fé e que erros podem ser cometidos, mas que a sister não é autoridade religiosa e não representa a religião dentro do programa.
Mãe de santo defendeu que Lumena pode cometer erros e reforçou que psicóloga não é porta-voz da religião
Em entrevista ao site Bahia Notícias, a mãe de santo da Roça Ventura, Etemy Ogorensi Aline, explicou qual a posição dela dentro da fé da instituição. “Lumena é neta da Roça do Ventura, vodunci de apenas um ano de jornada. Como todos aqui sabem, o vodunci comete muitos erros até chegar a sua maior idade, erros esse que dofona (Lumena) cometeu nessa infeliz conversa com outros participantes”, disse.
– Racismo religioso faz mãe perder guarda da filha após participar de sessão de Candomblé
Etemy deixa claro que Lumena não participa do reality na posição de representante da religião. “O filho ele escolhe o caminho que acha viável para ele, não é justo minha casa, nossa família responder por tão ato, existem outros filhos na casa, nossa casa sempre foi e sempre será idônea, portanto não temos que responder nada a ninguém. Ela não está no programa na condição de AUTORIDADE RELIGIOSA, nem tão pouco cumprido sua obrigação de VODUNCI, ela é uma participante de um programa. Espero que todos entendam, por que poderia ser com qualquer filho, lidar com ser humano não é fácil, portanto todos sabem o quão é desafiador”, completou.
A conversa entre Karol Conká, Lumena, Projota e Nego Di foi feita justamente para caçoar de Lucas Penteado, que é filho de Xangô. O comediante Nego Di, conhecido por seu estilo de humor ofensivo, fez uma piada relacionando o orixá com práticas sexuais. “Eu xangôzei”, disse o humorista. “Cheguei a xangôzar no quarto, vei. Ave, Maria“, completou. Então, Conká validou o deboche. “Você falando é muito engraçado. ‘Eu chamei Xangô, véi'”. Lumena ainda relembrou uma outro papo dizendo que Xangô havia abandonado Lucas Pentado.
Inquérito policial foi aberto após comentários preconceituosos de participantes do Big Brother Brasil 21
Confira o vídeo:
Nego di, karol e projeta continuam ridicularizando nossa religião sem nenhum limite e respeito… Sabe oque dói mais? Lumena foi e sentou e continuo a zombaria… pic.twitter.com/Cwrqde35M9
— UMBANDA SARAVÁ 🕊️🤍 (@Ubanda5) February 9, 2021
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância da Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito sobre o caso a pedido do deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ).
Vale rememorar que as religiões de matriz africana são o principal alvo de ataques no nosso país. Em 2019, 59% das denúncias de intolerância religiosa (ou racismo religioso) no Brasil foram feitas por membros da Umbanda e do Candomblé.
– Mangueira e Grande Rio se destacam com Jesus negro e defesa do Candomblé
Nas redes sociais, fiéis de religiões afro-brasileiras ficaram profundamente decepcionados com os comentários dos participantes e com a conivência de Lumena. Outros lembraram que Karol Conká se utilizou de influências do cancioneiro do Candomblé e da Umbanda nas suas composições. Confira a reação do público.
Quatro pessoas pretas, Nego Di, Conká, Lumena e Projota ridicularizando religião de matriz africana e debochando do nome do rei de Oyó, meu pai Xangô.
Vocês não tem noção da raiva que eu tô sentindo nesse momento. Não brinquem com o nome do meu pai em vão. O castigo vem.
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) February 9, 2021
Lumena tem que tomar uma coça de cansanção. Uma pessoa que se diz de axé compactuar com um comportamento desse.
Pessoas de religião de matriz africana já são perseguidas, queimadas, levam pedradas e ela reforçando e normalizando o deboche.Que Xangô tenha misericórdia de Karol
— azeitona (@porventuras) February 9, 2021
pra essa lumena ai o machado vai descer afiado, tô só esperando a lei de Xangô pq no final de tudo “Xangô morava nas pedreiras e ele escreveu em uma pedra, ele escreveu a justiça, quem deve paga, quem merece recebe”
— જ ݇-݈ julia (@joonxgalaxy) February 9, 2021
Acabei de ver a piadinha do Nego Di sobre um apelo de Lucas à Xangô, junto ao Projota, Lumena e Karol, debochando das religiões de matriz africana, isso é intolerância religiosa! Meu eterno desprezo, a justiça eu entrego a quem JAMAIS falha!
— Stephanie Lacerda (@stephlacerda) February 9, 2021
Quando eu precisei Xangô foi justiça na minha vida, não como eu queria, mas como eu precisava..
O tombo do Nego Di, Lumena, Karol Conka vai ser grande. Podem esperar.— Daryane ☭ 🌿 (@potatofromhell1) February 9, 2021
Publicidade
A personal trainer Vanessa Martin Del Solar, 35 anos, chegava à recepção da academia BlueFit na 516 Norte, em...
Integrantes do Centro Acadêmico Sete de Março, órgão estudantil da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná,...
Algumas características essenciais definem o personagem James Bond, o agente secreto inglês criado por Ian Fleming em...
Mesmo quem não gosta de futebol deve saber: a transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain...
O Ministério Público Federal pediu a condenação de Marília de Castro Neves Vieira, desembargadora que mentiu ao...
Em tempos de pandemia, as transmissões online no Instagram se tornaram um formato de entretenimento recorrente....
Segundo dados do Sebrae do ano passado, pouco mais de 51 milhões de brasileiros, de 18 a 64 anos são empreendedores:...
A prefeitura de São Paulo precisou voltar atrás na decisão de incinerar 1.600 ossadas não identificadas. Os restos...
Na última quarta-feira (31), dia em que ocorreu uma grande manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff em...