Debate

Thammy quer processar Lumena do ‘BBB’ por racismo reverso, que não existe

Redação Hypeness - 19/02/2021

Vereador eleito por São Paulo, Thammy Miranda (PL) enviou um ofício ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) contra a psicóloga Lumena Aleluia, participante do ‘Big Brother Brasil’. Thammy qur perocessar a baiana por racismo contra Carla Díaz. Acontece que racismo reverso não existe.

Durante discussão com Carla na cozinha da casa, Lumena afirmou que a atriz é cagada na merda da branquitude”O termo usado por Lumena se refere ao conceito que caracteriza os brancos como força dominante na sociedade racista em que vivemos. A fala incomodou Thammy.

“A Lumena, não satisfeita em ter um ato de racismo, continua fazendo pressão psicológica. Ela pegou a menina ‘para cristo e eu estou bem ofendido com isso. Já entrei em contato com os meus advogados, estou conversando com eles, estou vendo a possibilidade e se eu puder, de forma legal, processar Lumena, eu vou processar. Eu faço questão de doar esse dinheiro para qualquer instituição que for aí de racismo”, disse o vereador nas redes sociais.

Confira o vídeo abaixo: 

O vereador ainda afirmou que Lumena está fazendo uso do que aprendeu na faculdade de Psicologia “para desestabilizar outras pessoas”. “Ela é um lixo de ser humano, é surreal o que ela está fazendo. Eu nunca conheci na minha vida um ser humano tão podre. Se essa não for a verdade dela, a edição do reality show está fazendo dela um monstro”, enecerrou.

– Thammy Miranda, estrela de campanha dos Dias dos Pais, é alvo de comentários transfóbicos

Thammy quer processar Lumena do ‘BBB’ por racismo reverso, que não existe

Crer em racismo reverso é igual acreditar em Papai Noel 

Pensar racismo reverso no Brasil é como acreditar em Papai Noel. Não é porque você quer que ele vai existir. É o mesmo aqui. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro falou sobre o assunto em artigo na Carta Capital.

“Para haver racismo reverso, deveria ter existido navios branqueiros, escravização por mais de 300 anos da população branca, negação de direitos a essa população. Brancos são mortos por serem brancos? São seguidos por seguranças em lojas? Qual é a cor da maioria dos atores, atrizes e apresentadores de TV? Dos diretores de novelas? Qual é a cor da maioria dos universitários? Quem são os donos dos meios de produção? Há uma hegemonia branca criada pelo racismo que confere privilégios sociais a um grupo em detrimento de outro”.

Ou seja, Lumena pode ter uma série de equívocos dentro da casa, mas falar em racismo reverso ou ser racista para julgá-la não são as melhores saídas. Portanto, Thammy, processar a ‘sister’ por racismo reverso é delírio.

Criticar atitudes de Lumena é do jogo, ser racista, não

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/TV Globo/foto 2: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Irmã de Paulo Gustavo se emociona ao falar de saudade