A Volkswagen anunciou que vai utilizar o sistema de nuvem da Microsoft Corp no desenvolvimento de seus softwares para carros autônomos. Até aqui, a montadora alemã trabalhava em amplas frentes para desenvolver novas tecnologias em seus carros. Utilizando a rede da Microsoft, as frentes de pesquisa passam a ser, de certa forma, unificadas.
– Carros sem motorista: em 2030, 25% do transporte de Dubai será autônomo

O utilitário ID.4, da Volkswagen, é montado na fábrica da empresa em Zwickau, na Alemanha.
Entre seus projetos de inovação, a Volks busca desenvolver softwares que permitam que seus carros se locomovam sem a necessidade de um condutor. Outra frente de pesquisa busca introduzir mecanismos que possam auxiliar o motorista no dia a dia.
– UPS testa entregas com caminhões autônomos nos EUA
No ano passado, a empresa criou uma subsidiária para tocar esse tipo de demanda. A Car.Software tem coordenado os esforços da companhia no caminho dos carros do futuro. Cada braço da montadora tem liberdade para criar e desenvolver projetos, mas todos eles guiados por princípios básicos de segurança elaborados pela empresa.
– Os carros autônomos podem deixar o trânsito ainda mais congestionado, afirma estudo
No entanto, até agora, cada empresa dentro do grupo utilizava softwares diferentes para armazenar dados. A unificação na rede da Microsoft e a atualização direta do software para os carros dá à Volkswagen um passo à frente no futuro dos automóveis.

Herbert Diess, CEO da Volkswagen, e Satya Nadella, CEO da Microsoft, posam ao lado de um IQ Vizzion, carro elétrico da empresa alemã.