Diversidade

32 frases feministas para começar o mês da mulher com tudo

Redação Hypeness - 03/03/2021 | Atualizada em - 04/03/2021

O movimento feminista não é formado apenas por uma mesma experiência. Há mulheres brancas, pretas, latinas e cada uma delas vive suas próprias trajetórias. Se alguém perguntar “o que é feminismo, a resposta não é simples. Ainda mais quando falamos em feminismo no Brasil.

Isso Porque não existe uma só resposta. Ela se desmembra nas vozes de todas nós e especialmente nas frases de pensadoras como Audre Lorde, Sueli Carneiro, Bell Hooks, Djamila Ribeiro e Virginia Woolf.

Chimamanda Ngoi Adichie

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie posa sorridente com um vestido laranja.

8 livros para conhecer e se aprofundar nos feminismos decoloniais

Listamos 32 frases feministas para você se inspirar e para aprender mais sobre o movimento. Afinal, feminismo não é sobre colocar homens e mulheres em lados opostos. É sobre promover a igualdade de gênero, sobre ter as mesmas oportunidades no mercado de trabalho, sobre ver cada vez mais mulheres poderosas em lugares altos. Ninguém solta a mão de ninguém!

Chimamanda Ngozi Adichie

“Temos um mundo cheio de mulheres que não conseguem respirar livremente porque estão condicionadas demais a assumir formas que agradem aos outros.”

“Imagine como seríamos mais felizes, o quão livres seríamos para sermos nós mesmos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero.”

Audre Lorde

“Não são as nossas diferenças que nos dividem. É a nossa falta de habilidade em reconhecer, aceitar e celebrar essas diferenças”, em “Our Dead Behind Us: Poems”.

“Nada que eu aceite sobre mim pode ser usado contra mim para me diminuir”, em “Sister Outsider: Essays and Speeches”.

“Quando eu me atrevo a ser poderosa, a usar a minha força a serviço da minha visão, o medo que eu sinto se torna cada vez menos importante”, em “The Cancer Journals”

“Eu não sou livre enquanto qualquer mulher for cativa. Mesmo se as correntes dela forem muito diferentes das minhas”, em “The Uses of Anger: Women Responding to Racism”

Sueli Carneiro

“Somos seres humanos como os demais, com diversas visões políticas e ideológicas. Eu, por exemplo, entre esquerda e direita, continuo sendo preta.”

“O pessoal da orientação sexual não vai retroceder em suas lutas, as mulheres não vão recuar nas suas agendas; nós não vamos voltar para a senzala. E isso está colocado. Vai ter luta!”

“A origem branca e ocidental do feminismo estabelece sua hegemonia na equação das diferenças de gênero e tem determinado que as mulheres não brancas e pobres, de todas as partes do mundo, lutem para integrar em seu ideário as especificidades raciais, étnicas, culturais, religiosas e de classe social. Até onde as mulheres brancas avançaram nessas questões?”

Conheça a história por trás do cartaz símbolo do feminismo que não foi criado com essa intenção

Maya Angelou

“Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.”

“Você pode encontrar muitas derrotas, mas você não pode se deixar derrotar.”

“É um dos melhores presentes que você pode se dar, perdoar. Perdoe todo mundo.”

Lélia Gonzalez 

“A mulher negra é responsável pela formação de um inconsciente cultural negro brasileiro. Ela passou os valores culturais negros, a cultura brasileira é eminentemente negra, esse foi seu principal papel desde o início.”

“Em razão disto é ir à luta e garantir os nossos espaços que, evidentemente, nunca nos foram concedidos.”

Feminismo na pele: 25 tattoos para te inspirar na luta por direitos

Djamila Ribeiro

“Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la.”

“O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas de poder existir.”

“Se eu luto contra o machismo, mas ignoro o racismo, eu estou alimentando a mesma estrutura.”

“A invisibilidade da mulher negra dentro da pauta feminista faz com que ela não tenha seus problemas nem ao menos nomeados. E não se pensa em saídas emancipatórias para problemas que nem sequer foram ditos.”

Angela Davis

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”

“Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo.”

Angela Davis

A professora, ativista e filósofa Angela Davis.

Nina Simone

“Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor não estiver mais sendo servido.”

“Gastei muitos anos perseguindo a excelência, porque é nisso que se pauta a música clássica… Agora eu me dedico a liberdade, o que é muito mais importante.”

Virginia Woolf

“O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam. Não acredito que alguém possa saber até que ela tenha se expressado em todas as artes e profissões abertas à habilidade humana.”

Bell Hooks

“Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa.”

Simone de Beauvoir

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.”

“Ninguém é mais arrogante em relação às mulheres, mais agressivo ou desdenhoso do que o homem que duvida de sua virilidade.”

“Se a ‘questão feminina’ é tão absurda é porque a arrogância masculina fez dela uma ‘querela’.”

“A representação do mundo é operação dos homens; eles o descrevem do ponto de vista que lhes é peculiar e que confundem com a verdade absoluta.”

Rupi Kaur

“Qual é a maior lição que uma mulher pode aprender? Que desde o primeiro dia, ela sempre teve tudo o que precisa dentro de si mesma. Foi o mundo que a convenceu que ela não tinha.”

Ryane Leão

“Meu recado às mulheres: contem suas histórias. Descubram o poder de milhões de vozes que foram caladas por séculos.”

“Sigo apaixonada pela mulher que batalhei para ser.

“Você é uma frase bonita dessas que a gente sublinha no livro, faz tatuagem, conta para todo mundo. Dessas que dividem a gente em antes e depois.”

“As mudanças mais bonitas não vêm com calma e sossego.

São uma ventania incontrolável jogando tudo pra cima. Nada cai no mesmo lugar. Nem as coisas, nem o coração, nem você.

O tempo fechado nos abre.”

Malala Yousafzai

“Eu decidi que não há nada de errado em se considerar feminista. Então, eu sou uma feminista e todas nós deveríamos ser feministas, porque feminismo é uma outra palavra para igualdade.”

Publicidade

Destaques: Unsplash // Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.