Debate

A história da esposa de El Chapo, presa recentemente, que tem até linha de roupas com nome do traficante

Vitor Paiva - 01/03/2021 | Atualizada em - 04/03/2021

Apesar de nascida na Califórnia, Emma Coronel Aispuro, de 31 anos, cresceu em uma fazenda em La Angostura, no México – onde aos 17 anos conheceu Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, um dos maiores e mais temidos traficantes de drogas e líderes de cartel mexicano em todos os tempos. Emma e Guzmán mantiveram um relacionamento por 10 anos e, depois que “El Chapo” foi condenado à prisão perpétua e mais de 30 anos de prisão nos EUA em 2019, agora é a vez de Aispuro seguir o mesmo caminho – tanto do narcotráfico internacional, quanto da prisão.

Emma Coronel Aispuro

Emma Coronel Aispuro © Getty Images

Sobrinho de Pablo Escobar encontra R$ 100 milhões em antigo apartamento do tio

Com cidadania mexicana e estadunidense, Aispuro foi presa no último dia 22 de fevereiro em um aeroporto no estado de Virgínia, nos EUA, sob acusação de organizar a importação de cocaína, metanfetamina, heroína e maconha para o país. Ela também é acusada de ter ajudado “El Chapo” a fugir de prisão mexicana em 2015 e em outra fuga posterior. Aispuro será representada em seu processo por Jeffrey Lichtman, advogado estadunidense que também defendeu “El Chapo” no julgamento que foi considerado o maior da história dos EUA por narcotráfico.

El Chapo

El Chapo preso pelo exército mexicano © Reuters

O dilema ambiental causado pelos hipopótamos de Pablo Escobar 25 anos após sua morte

Segundo o advogado, a jovem irá se declarar inocente, em julgamento que irá acontecer por videoconferência pela justiça do distrito de Columbia, na capital Washington, nos EUA. Tanto o pai de Emma, Inés Coronel Barrera, quanto seu irmão mais velho, Inés Omar, foram condenados à prisão por ligação com o cartel de Sinaloa e os negócios de “El Chapo”. Emma participou de todo o julgamento do marido, e em 2019 havia anunciado o lançamento de uma linha de roupas em homenagem ao marido – batizada de JGL pelas iniciais do narcotraficante de 63 anos.

Emma chegando ao julgamento do marido © Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Diana em ‘The Crown’, atriz se identifica como queer; entenda