Tecnologia

Adobe lança ferramenta capaz de transformar fotos ruins em imagens de alta qualidade

Vitor Paiva - 19/03/2021

A solução para tornar em alta qualidade fotos antigas e fora de foco ou simplesmente tiradas sem qualidade, comprimidas e armazenadas em baixa resolução parece ter chegado pelas mãos da Adobe – ou melhor: por uma de suas incríveis ferramentas.

Intitulada ‘Super Resolution‘ ou ‘super resolução‘ em tradução livre, a nova função está disponível no Adobe Camera Raw 13.2 e, segundo a divulgação, é capaz de amplificar a qualidade utilizando inteligência artificial e tornando, por exemplo, uma foto tirada em 10 megapixel em imagem equivalente a 40 megapixel.

Tela do Adobe Camera Raw para Super Resolution

A ferramenta fica dentro da função “Enhance”

Primeira foto digital de 3.200 megapixels do mundo é captada por pesquisadores

Para ‘ensinar‘ a inteligência artificial a diferença entre uma foto em baixa e a mesma imagem em alta resolução – e como ampliar o tamanho e a os atributos da imagem – a equipe da Adobe utilizou milhões de imagens comparadas em pares em qualidades opostas.

“Com exemplos suficientes cobrindo todos os detalhes possíveis, o modelo eventualmente aprende a copiar fotos reais de forma detalhada e natural”, afirmou Eric Chan, cientista sênior principal para a Adobe Camera Raw.

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

“Antes e depois” em detalhes do uso da ferramenta

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

A inteligência artificial “aprendeu” a ampliar a resolução e o tamanho

Sem Photoshop: fotógrafo usa truque para que lua pareça gigante em suas fotos

A ferramenta dobra a resolução linear de uma fotografia ou imagem, o que significa que ela passa a ter o dobro de largura e o dobro de altura do que sua dimensão original. Assim, com um par de cliques o número de pixels quadruplica, e o que antes parecia ser uma foto tirada em 16 megapixels passa a ter 64 megapixels, por exemplo.

A ferramenta está disponível sob a seleção ‘Enhance‘ e na caixa que prevê o resultado a opção ‘Super Resolution‘ pode ser selecionada em imagens tipo JPEG, PNG, TIFF, ou DNG.

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

A ferramenta quadruplica em megapixels a resolução

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

“Super Resolution” aumenta a dimensão propriamente da imagem para impressão

Diretor de arte colore fotos antigas em preto e branco de casais LGBT

A função pode, por exemplo, transformar imagens tiradas em smartphones – que na maioria registram imagens em 12 megapixels de qualidade – em fotos boas o suficiente para uma impressão precisa.

“É qualidade suficiente para postar uma imagem online ou enviar para um amigo. Mas se você quer fazer uma impressão maior para colocar na parede, por exemplo, uma resolução extra ajuda a limpar impurezas e manter os detalhes”, diz Chan. A função suporta imagens de base de até 500 megapixels, e largura de até 65 mil pixels, mas a ideia é ampliar ainda mais esse limite no futuro.

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

Fotos tiradas com smartphones podem se tornar em alta resolução

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

Nitidez e foco também aumentam muito com a ferramenta

Aplicativo promete a impressão e envio gratuito de fotos

A ferramenta, porém, não é a primeira a realizar tal façanha: um app intitulado Let’s Enhance também transforma a qualidade de imagens em baixa em fotos em alta qualidade – oferecendo testes gratuitos em seu site.

A novidade da Adobe, porém, promete um resultado ainda mais profissional e preciso do que qualquer outro processo semelhante.

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

A diferença, no detalhe, da imagem quando tratada

"Antes e depois" da ferramenta "Super Resolution" da Adobe

A função suporta imagens de base de até 500 megapixels, e largura de até 65 mil pixels

Publicidade

© fotos: Adobe/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.