Arte

Agenda Hype em casa: Drik Barbosa, Jardins de Miró e delivery de Páscoa

Gabriela Rassy - 31/03/2021

Entrando em abril, nesta semana lançamentos da música, lives, filmes, exposições virtuais, peças de teatro, livros e uma bela seleção gastronômica por delivery para Páscoa. Aliás, entre as opções, já vamos de destaque para o delivery do Manga, de Salvador, com kits e pratos para esta Semana Santa. Vale ainda conferir os especiais da Páscoa da Fartura do Cuscuz da Malu.

Nas lives, o pessoal da madrugada ganha novos ares na companhia de Filipe Catto e convidades da nova temporada de Love Catto Live. Nesta semana, a cantora recebe virtualmente Johnny Hooker. Nos lançamentos, a despedida da Rosa Neon, a união entre Drik Barbora e Psirico e a deliciosa dançante “Eu Também Quero Beijar”, de Ciel e Patricktor4.

Os trours virtuais das exposições do Farol Santander estão arrasando, com destaque para a interativa O Jardim das Maravilhas de Miró.

Vem na minha!

#lives

Love Catto Live | Youtube Filipe Catto
Sábado, 3 de abril, 23h59
Grátis
Desde maio de 2020, a turma fervida da madrugada é companhia de Filipe Catto nas redes sociais. A novidade é que o projeto ganhou edição deluxe, com apoio do edital PROAC. Haverão sete lives com a estética kitsch e sem filtros, marcas do programa. O que muda, para melhor, são os looks incríveis e montação de Alma Negrot, a presença do multi-instrumentista Jojo Lonestar alternando entre guitarra, piano e programações das trilhas do karaokê e… convidades! Johnny Hooker (na estreia), Letrux, Zélia Duncan, Marina Lima, Tulipa Ruiz e Getúlio Abelha participarão virtualmente das Love Catto Live. O programa 1 será em homenagem ao glamour e ao drama das divas da música, cantando de Elis Regina a Maria Bethânia, passando por Sade, Bonnie Tyler e Cher.

Canções para acordar o Sol, Cláudio Lacerda | Youtube 
Quinta, às 20h
Grátis
Grande defensor da cultura campesina, o cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades. No dia 1º de abril, o show “Olhos D’Água” busca sensibilizar os ouvintes, através de canções regionais, a retomar uma relação fundamental de respeito com nossos mananciais, para assegurar assim o bem estar das futuras gerações, inspirando o lado ambiental e cidadão das pessoas para questões que envolvam o uso da água e sua preservação.

Afetos com Mahmundi e Filipe Toca | Instagram @casanaturamusical
Quinta, 19h
Grátis
As lives estão de volta na Casa Natura Musical enquanto o espaço espera por um momento mais apropriado para a retomada dos shows presenciais. Para o mês de abril, passam pelo Instagram uma série bate-papos de camarim íntimos e acolhedores. Nesta semana, Mahmundi, que se destacou com seu disco de estreia homônimo e ganhou, em 2016, o Prêmio Revelação da APCA. Já Filipe Toca é um cantor e compositor criativo e sensível, sempre trazendo temas do dia a dia em suas canções da maneira mais leve possível. O potiguar possui músicas em parcerias com diversos artistas, como Guga Fernandes, Plutão Já Foi Planeta, Ana Gabriela, Celso Fonseca, Banda Hotelo, Eric e Pedro (Atitude 67), Pedro Calais (Lagum) e Luccas Carlos.

#lançamentos

Drik Barbosa e Psirico | Seu Abraço
Luta, transformação e resgate da humanidade são as ideias centrais do projeto NÓS, iniciado por Drik Barbosa no ano passado. A cantora, compositora e rapper paulistana constrói uma mensagem guiada por diferentes olhares, como o do autocuidado, o da ancestralidade, o do afeto e o do diálogo. Tudo com o intuito de projetar novas possibilidades de futuro. “Sobre Nós”, em parceria com Rashid, foi o single que serviu de ponto de partida para esta construção. Agora, a artista amplia a conversa com a música “Seu Abraço”, uma lovesong que chega aos aplicativos de streaming pela Laboratório Fantasma e traz a participação especial do Psirico. O videoclipe foi dirigido por Hudson Rodrigues.

Rosa Neon | A Gente É Demais
A banda que fez meus verões mais felizes anuncia seu fim, mas com uma grande homenagem à amizade neste novo e derradeiro single. Depois da saída de Luiz Gabriel Lopes, Baka, Marcelo Tofani e Marina Sena se despedem do projeto, mas seguem com projetos solos – e, em entrevista à Rolling Stone Brasil, refletiram sobre presente, passado e futuro

Ciel e Patricktor4 | Eu Também Quero Beijar
Filho do agreste pernambucano, CIEL em parceria com Patricktor4 regrava o clássico “Eu também quero beijar” (Moraes Moreira/ Pepeu Gomes e Fausto Nilo). Este é o primeiro single do artista vinculado ao selo musical CALOOR record e busca uma sonoridade onde o pop dialoga com a cultura popular. A faixa tem arranjo de Leo D e foi construída unindo elementos de ritmos afro-brasileiros, instrumentos orgânicos e beats eletrônicos. Ciel vem ganhando espaço dentro do cenário artístico e este single marca uma nova fase na sua carreira.

Aiace | Amarelocura
Produzido por Paulo Mutti, single reflete sobre acreditar, ressignificar, ter fé e coragem em tempos adversos, confiando – sobretudo – no amor como um instrumento “marginal” de transformação.

Projeto Corredeira
A dupla acaba de colocar no mundo seu primeiro disco cheio, álbum que nasceu de um show documental apresentado em 2020 em uma turnê digital e foi premiado no Festival Nacional de produções audiovisuais CAWCINE 2021. O disco é feito nas vozes de Gra Soares e Pedro Barsa e conta com a produção de Diogo Nazareth, todos músicos de Campinas. Com oito faixas, ele mistura batidas bem tradicionais brasileiras com o pop. Nas letras, a nossa relação com a água é abordada. É um disco bem rico em sonoridade e construção, especialmente porque Pedro e Gra são pessoas que mergulham muito na poética e na sonoridade das faixas.

#filmes

#EmCasaComSesc
“Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1989, também premiado no Globo de Ouro e Festival de Cannes, abre a programação de lançamentos da semana no streaming . O filme acompanha a vida de Toto, um garotinho que se encanta pela magia do cinema e se torna amigo do projecionista de sua cidade natal, no interior da Itália, criando uma grande amizade que marcará sua vida. Do mesmo país de origem, Ettore Scola chega na plataforma com o vencedor Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro (1977) “Nós Que Nos Amávamos Tanto”. A comédia dramática narra a história de três amigos militantes da Resistência italiana, que tomam diferentes rumos com o fim da Segunda Guerra Mundial. Já “Os Eternos Desconhecidos”, de Mario Monicelli, indicado ao Oscar de 1959, traz a história de cinco amigos e improváveis ladrões e um assalto que, em tese, seria simples.

Fale com as Abelhas
O drama gay, adaptação para o cinema do best-seller homônimo de Fiona Shaw, chegou ao streaming no dia 25 de março, data oficial do orgulho LGBTQIA+ no Brasil. O filme não foge de temas complexos: racismo, homofobia, aborto, violência doméstica e agressão sexual, compõem a delicada trama dirigida por Annabel Jankel. Em uma vila escocesa em 1952, Lydia (Holliday Grainger) trabalha em uma fábrica, mas seu salário é insuficiente para cobrir a sobrevivência dela e de Charlie (Gregor Selkirk), seu introvertido filho de dez anos. Robert (Emun Elliott), seu marido, voltou diferente da guerra e aos poucos abandonou a família. O infortúnio de Lydia gera fofocas na pequena cidade e, pela boca dos vizinhos, ela acaba se tornando a algoz do própri o destino: o caráter “selvagem” de Lydia, como descrito pelos outros, seria o culpado pela sua triste sina.

Disponível nas plataformas: NOW, SKY Play, Vivo Play e Looke. Dia 08 de abril, disponível também para locação na Apple TV e no Google Play.

#visuais

O Jardim das Maravilhas de Miró
Com produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano. A mostra, destinada a toda a família, apresenta um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti. As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencente ao grupo de escritores andaluzes da geração de 1927, prestou ao catalão Joan Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua e as estrelas.

O Jardim das Maravilhas de Miró

O Jardim das Maravilhas de Miró

50 Duetos – 50 anos da Fundação Edson Queiroz (mostra virtual)
Até 23 de dezembro
Grátis
Uma história do pensamento da arte, que visa abrir caminho para novos raciocínios e instigar o público à reflexão. Esse é o fio que conduz 50 Duetos, exposição que celebra os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, instituição sediada na Universidade de Fortaleza – Unifor. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra reúne mais de 100 obras de diferentes artistas, como Adriana Varejão e Sérgio Helle, Beatriz Milhazes e Irmãos Campana e Salvador Dali e Xico Stockingerperíodos e técnicas, trabalhos emblemáticos que perpassam o século 17 à Arte Contemporânea, organizados em pares e dispostos lado a lado a partir de conexões diversas, desde paralelismo visuais, afinidades temáticas e eletivas, até mesmo suas oposições.

Floresta de Números | Tour Virtual Farol Santander
A primeira exposição da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux no Brasil, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), apresenta uma instalação desenvolvida por Moureaux em 2017, para a comemoração de dez anos do The National Art Center (Tóquio). A obra é homônima ao título da mostra e conecta arte, design e arquitetura. O trabalho de Emmanuelle Moureaux provoca uma sensação de quietude em todo ambiente expositivo, preenchido por mais de quinze mil peças numéricas de 0 a 9, feitas de papeis e fios em cem tonalidades de cores. Os números coloridos são suspensos no ar e alinhados em camadas, numa imersão à floresta colorida em grades tridimensionais, pela qual o público pode caminhar entre as fileiras numerais.

A Arte da Moda – Histórias Criativas | Tour Virtual Farol Santander
Com curadoria de Giselle Padoin, a exposição apresenta as relações entre arte e moda, além do desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Dividida em dois andares, o tour permite que os visitantes apreciem, por meio de 170 itens, como vestidos, casacos, acessórios, fotos, vídeos de coleções clássicas e contemporâneas; a história da moda e a sua evolução do clássico ao contemporâneo. Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.

#literatura

Tomar corpo, org. Lucila Losito Mantovani, Editora Jandaíra
Em novembro de 2019, a Editora Jandaíra, a Residência Artística Kaysaá e o projeto Tomar Corpo, de Lucila Losito Mantovani, realizaram uma residência literária para escritoras no litoral norte de São Paulo. Ao longo de cinco dias, elas conviveram e escreveram, sendo tocadas por mata, vento, areia, água. Dessa convivência entre vinte e seis mulheres – poetas e oficineiras – de vários lugares do Brasil e de corpos com vivências, cores, pesos, texturas e expressões muito plurais, junto à Mata Atlântica, surgem os poemas desta coletânea. Nela, textos de Bárbara Mançanares, Branquinh@, Camilla Loreta, Carolina Hidalgo Castelani, Dayane Ferreira, Diana Salu, Dora Selva, Fabrina Martinez, Gabriela Guaragna, Gabrielle de Castro Albiero, Ingrid Fagundez, J. Lo Borges, Juliana Pithon, Lizandra Magon de Almeida, Luci Gonçalves, Lucila Losito Mantovani, Maria Carolina Machado, Mariana Bandarra, Mariana Felix, Nicole Brack, Nina Ferreira, Pilar Bu, Priscilla Menezes, Regina Nascimento e Sheyla Smanioto.

#cênicas

Caso Cabaré Privê
Sessões on-line dias 3 e 4 de abril, sábado e domingo, às 21h
R$ 20
O espetáculo inovou ao colocar o espectador em cena assumindo o papel de investigador do assassinato do filho do presidente. O texto de Tainá Muhringer e Felipe Aidar, com concepção e direção de Pedro Granato promove uma imersão por um cabaré onde todos são suspeitos de um crime. Vencedor do prêmio APCA na categoria jovem e Prêmio WeDo! nas categorias Performance, Direção, Prêmio do Júri Popular e Interatividade, também foi destaque pelo Observatório do Teatro nas categorias Luz, Figurino e Atriz Coadjuvante (Gabriela Gonzalez). Na trama, o filho do presidente é encontrado morto em um cabaré privativo e o público é convidado a investigar as pistas antes do anúncio oficial para imprensa. Ninguém pode sair do estabelecimento e começam as interrogações conduzidas por um delegado. O público é direcionado para cabines privê e pode interrogar as personagens.

Festival de Verão Online | Grupo TAPA
3 e 4 de abril, 19h
R$ 20
O Tapa continua apresentando espetáculos gravados no palco do Teatro Aliança Francesa e transmitido pela plataforma ZOOM. Essa semana é a vez de Vidas à Margem (3 de abril, sábado, 19h), dramaturgia original do Tapa, com Flávio Tolezani e Natalia Gonsales; e A Penteadeira (4 de abril, domingo, 19h), composta por três obras curtas de autores como Guy de Maupassant (1850-1893), Arthur Schnitzler (1862-1931) e João do Rio (1881-1921).

#audiovisual

Mais Orgulho
A partir de abril, o Museu da Diversidade Sexual, (MDS) promove por meio do Programa Mais Orgulho uma ação de apoio às Paradas do Orgulho LGBTQIA+ no interior e litoral do Estado de São Paulo. Devido à necessidade de isolamento social causada pela epidemia de coronavírus, toda a programação será remota. O Mais Orgulho irá veicular toda terça ao meio-dia, entrevistas gravadas em vídeo com personalidades LGBTQIA+ de cada local. As conversas trazem depoimentos pessoais e intimistas em que são trazidas à tona lembranças, memórias, histórias, vivências e experiências. A programação será transmitida pelas redes sociais do Museu e plataforma Cultura em Casa.

#delivery

Cuscuz Da Malu
A chef especializada na receita do clássico Cuscuz Paulista oferece três especiais de Páscoa, todos dedicados à fartura! O carro-chefe Cuscuz de Camarão leva 12 camarões grandes na cobertura, além do recheio bem servido que já é de praxe. O Cuscuz de Bacalhau ganha salada extra com o peixe acompanhado de ovos, tomate e azeitonas, para ser decorado na hora de servir. Nos doces, o cuscuz de tapioca branco recebe uma calda de chocolate belga Callebaut bem servida à parte.
Pedidos pelo whatsapp.

Cuscuz da Malu

Torteria
A casa especializada em tortas faz sabores e Kits especiais para a Páscoa, com Quiche de bacalhau com cebola caramelizada, batatas e amêndoas; e com a Torta de chocolate com frutas vermelhas e guirlanda de frutas frescas (R$ 198 a R$ 304). É possível ainda comprar as tortas unitárias (Bacalhau de R$86 e R$148). Já o Kit tortas + ovos de páscoa e chocolates The Goodie: Ovo recheado de nutellina, de 300g + Ovo de chocolate ao leite com drage, de 350g, + Lata redonda com mix de pastilha drage, oreo, 70% e meio a meio, 140g, + Lata com crispies de oreo 200g + Barra de chocolate ao leite de coelho ou cenoura 125g (médio R$ 530 e grande R$ 629).
Encomendas: até 31 de março pelo whatsapp 94594-3042 e tel. 4306-6943 ou 4306-6952

Manga
O charmoso restaurante localizado no Rio Vermelho, em Salvador, fez um Ovo de chocolate Callebaut, recheado com ganache de cumaru, crocante de amaretti e trufas (350g – R$ 90), além de uma Cesta de Páscoa com garrafa de espumante ou vinho, panetone, garrafinha mel de uruçu, granola, pastrami, salmão defumado, seleção de pães, biscoito do vento, manteiga noisette, ricotta de ervas e o ovo de chocolate especial (Cesta completa: R$ 290 e Cesta sem vinho: R$ 210). O Combo Domingo de Páscoa serve 2 pessoas e traz uma paleta inteira de cordeiro uruguaio assado em baixa temperatura, acompanhada de Polenta cremosa, Legumes da brasa e Espinafre (R$ 250)

Encomendas: até sexta-feira, 02/04 (ou até esgotar)
Entregas: delivery ou take-away no sábado (03/04) ou domingo (04/04) | Combo Domingo de Páscoa será entregue apenas no dia 04/04.
Pedidos: whatsapp 71 9296-3232 ou telefone 71 3506-2744

ICI Brasserie
Para quem deseja um prato mais sofisticado, a casa sugere o 2 Bacalhaus (R$ 199, para até 3 pessoas), que reúne no prato grandes lascas de bacalhau confit, batatas, velouté do próprio pescado e páprica. Acompanha arroz e uma cerveja Blondine 500ml à escolha do cliente (Lager, IPA ou Witbier).

Delivery pelo Ifood, Rappi e UberEats

Caledonia Whisky& Co – combo com The Famous Grouse e chocolates
Vem aí a Páscoa, o outono está no ar e as temperaturas começam a baixar, enquanto a vontade por chocolates começa a subir. Conhecido por trazer as mais diversas combinações entre seus whiskies e pratos do menu, o Caledonia Whisky&Co, elegante bar de whiskies em Pinheiros aposta em uma nova dupla para harmonizar: The Famous Grouse e chocolates, um combo pra lá de criativo que estará disponível para pedidos no delivery no App iFood, e também por WhatsApp (11) 9 3022.2291, a partir de amanhã, dia 25 de março, ao custo de R$ 26,00 reais, incluindo uma dose de 30 ml do whisky e uma barra de chocolate Lindt. O cliente pode escolher entre três opções: Lindt Swiss Classic Hazelnut, Lindt 70% Intense Dark e Dark Chocolate com flor de sal.

Astor
Se o espírito boêmio falar mais alto, a sugestão é a Bacalhoada Família (R$ 199, para 3 pessoas) do Astor, receita que combina postas de bacalhau, batatas, brócolis, ovos cozidos e tomate, acompanhados de arroz e duas cervejas Stella Artois. O cliente pode completar o almoço com entradas da Bráz Trattoria – pão tradicional (+ R$10), sardella (+ R$20) e berinjela sottólio (R$ 20) – e ainda um vinho Salton para Bráz – Cabernet Sauvignon (+ R$ 50) ou Mazzei per Bráz Bianco di Toscana (+ R$ 70).

Delivery pelo Ifood, Rappi e UberEats

Chalezinho
A casa oferece três kits especiais, com quantidades limitadas, sendo um deles infantil e dois pensados para os adultos. O Kit de Páscoa Infantil (R$94, individual) inclui uma mini fondue de queijo suave, acompanhada de chicken crispy Seara e uma mini fondue de chocolate língua de gato Kopenhagen. Como presente do restaurante para as crianças, o combo reúne um jogo americano para colorir, giz de cera e uma máscara de proteção de coelhinho. Na primeira opção do Kit de Páscoa Adulto (R$214, para 2 pessoas), está incluso um pão sourdough da Padaria Artesanal Online, fondue de queijo suave e, para acompanhar, camarão empanado e nuggets crispy da Seara. Para a sobremesa, fondue de chocolate língua de gato Kopenhagen. Já na segunda, que sai por R$234, também para duas pessoas, o que difere é apenas a fondue de queijo original, que possui um sabor marcante e textura irresistível. Os clientes ganham ainda um conjunto de espetos de Páscoa da Seara e uma lata de chocolate Kopenhagen Soul Good.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.