Inovação

Água do banho reciclável? Conheça a máquina de lavar ecológica

Vitor Paiva - 12/03/2021

Hoje em dia é fundamental reciclar tudo que for possível – até mesmo a água do banho. É isso que faz a máquina de lavar ecológica desenvolvida por dois estudantes da Universidade de Brunel, em Londres, na Inglaterra, filtrando a água que usamos no chuveiro e reutilizando-a para lavar as roupas. Intitulada Lava Aqua X, a invenção é compacta, econômica e simples de usar, perfeita para quem não possui muito espaço em casa e deseja tornar a lavagem de roupas um processo mais eficaz e menos custoso – como os próprios estudantes vivendo em alojamentos que oferecem lavanderias coletivas, demoradas e distantes.

A máquina Lava Aqua X

A máquina Lava Aqua X recicla água do banho para lavar as roupas

Empresária cria máquina de lavar roupa inovadora que cabe no bolso

“Uma coisa fundamental para o design do produto é que você pode ter uma ideia brilhante que resolve um problema, poupa energia ou água, mas se custar mais do que uma solução comum, ninguém vai comprar”, afirmou Paramveer Bhachu, que desenvolveu o projeto junto de Joanna Power, que primeiro teve a ideia da máquina de lavar. “Criamos um produto que não só faz bem ao planeta, mas é uma alternativa mais barata e melhor”, diz. A Lava Aqua X funciona para pequenas cargas mas com eficácia especial e tecnologia inovadora capaz de lavar até 2,5 kg de roupas em 12 minutos. A água deve ser trocada a cada lavagem, e o filtro de carbono utilizado para limpar a água do banho resiste a 25 lavagens.

Como funciona?

O sistema de reutilização da máquina utiliza um tanque removível, que deve ser posicionado debaixo do chuveiro feito um tapete especial para coletar a água – ao fim do banho, o tanque deve ser encaixado novamente na máquina para que o processo de filtragem possa acontecer. “Se todos os alunos de Londres usassem nossa máquina de lavar, economizaríamos água suficiente para encher 700 piscinas olímpicas por ano”, afirma a dupla de criadores.

A Lava Aqua X é ainda um protótipo, mas já recebeu um prêmio em um concurso Red Bull Basement, reunindo estudantes de todo o mundo, e a dupla trabalha atualmente para conseguir fundos e investir no desenvolvimento do produto final.

Instruções sobre o funcionamento da Lava Aqua X

“O tanque de água pode ser removido e funcionar como um tapete no chuveiro. O tanque coleta até 8 litros de água, que será filtrada uma vez que o tanque seja reinserido à máquina”

Instruções do uso da Lava Aqua X

“O tambor da máquina foi projetado especialmente para aproveitar a força centrípeta para lavar 2,5 kg de roupas em 12 minutos usando a água filtrada do chuveiro”

A história do engenheiro que não toma banho há 12 anos (nem sente falta disso!) e garante estar tão limpo quanto você

A “reciclagem” da água do banho surgiu como meio de tornar mais barato e eficaz o funcionamento da máquina, mas não somente, é claro: dados indicam que um único banho de 10 minutos de duração em um apartamento pode utilizar mais de 100 litros de água.

O tanque e tapete da Lava Aqua X

O tanque tornado em tapete para coletar água

tambor da Lava Aqua X

O tambor da máquina foi projetado para economizar e otimizar o processo

Conheça a garrafa autolimpante que purifica água em um minuto

Estimativas levantadas por Power e Brachu concluíram que, somente na universidade em que ambos estudam na capital inglesa, os estudantes passavam cerca de uma hora e meia debaixo do chuveiro por semana – e assim, o útil se uniu ao agradável, e o propósito da máquina ganhou mais do que um sentido, uma prática ecológica e econômica.

Joanna Power e Paramveer Bhachu, os dois criadores da máquina Lava Aqua X

Joanna Power e Paramveer Bhachu, os dois criadores da máquina

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.