Arte

Andy Warhol tem livro ridicularizando cozinha ‘chique’ colocado para leilão

Redação Hypeness - 15/03/2021 | Atualizada em - 15/04/2021

Andy Warhol pode ter compartilhado um sentimento semelhante com cozinheiros domésticos cansados ​​de preparar refeições durante a pandemia. Em 1959, antes de sua ascensão à fama, o artista trabalhou em um livro de receitas humorístico zombando da alta gastronomia.

O livro de receitas Wild Raspberries logo estará à venda na casa de leilões Bonhams por um preço estimado de US $ 30.000 a US $ 50.000.

É apenas uma das 34 cópias coloridas autopublicadas por Warhol e traz um autógrafo endereçado ao editor de moda DD Ryan.

Wild Raspberries tem o mesmo nome do filme de Ingmar Bergman e foi escrito para fazer pouco caso dos livros de receitas dos anos 1950 que ensinavam os leitores a preparar refeições de inspiração francesa.

Amiga de Warhol, a decoradora de interiores Suzi Frankfurt, forneceu o texto, enquanto sua mãe contribuiu na caligrafia, com erros ortográficos propositais.

Eles então recrutaram alunos para colorir as ilustrações e entregaram para rabinos encadernarem o livro finalizado.

As receitas incluem ‘Omlet Greta Garbo‘, que deve sempre “ser comido sozinho em uma sala à luz de velas”, ‘Gefilte of Fighting Fish‘ (Gefilte de peixe lutador – em alusão ao prato tipicamente judaico), um prato que envolve submergir peixes em água do mar e fazê-los batalharem “até que se desossem completamente um ao outro”, e ‘Seared Roebuck‘ (veado assustado), que afirma que o voado “lançado em emboscada” é superior ao veado “morto após uma caça”.

Frankfurt disse ao Observer em uma entrevista de 1997 que os amigos achavam que o livro de receitas venderia aos “milhares”, mas acabaram vendendo apenas 20 cópias. O restante foi passado para amigos como presentes.

Evidentemente, o charme do livro de receitas aumentou ao longo dos anos.

Darren Sutherland, do departamento de livros e manuscritos da Bonhams, disse ao Guardian que “capta perfeitamente a natureza travessa de grande parte do trabalho de Warhol … [é] um vislumbre maravilhoso da diversão que o acompanha ao longo de seu desenvolvimento como artista”.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.