Sustentabilidade

Abelhas são salvas do extermínio por coragem de apicultora; veja vídeo

Redação Hypeness - 19/03/2021

Um vídeo mostrando uma apicultura estadunidense salvando milhares de abelhas encontradas em uma cabana no jardim dos fundos de uma residência no estado do Texas, nos EUA, viralizou por toda a internet.

Erika Thompson é apicultura e proprietária da Beekeeper, empresa de proteção, criação e remoção de abelhas na região da cidade de Austin, e foi acionada pela família que mora na residência onde as abelhas foram encontradas – que não desejava que as abelhas fossem exterminadas, como o proprietário pretendia fazer – e o lema da empresa de Thompson comprova que a decisão foi acertada: “Preservar, proteger e ampliar as populações de abelha por todo o estado”.

A apicultora Erika Thompson

A apicultora Erika Thompson remove, protege e cria abelhas no Texas © reprodução/Instagram

Beyoncé cria 80 mil abelhas em casa e você pode fazer o mesmo

A narração do vídeo mostrando a apicultura removendo com precisão e profissionalismo a colmeia e os animais revela que as abelhas viviam sob o piso da cabana já há dois anos – a colmeia era tão grande que outras partes do piso tiveram de ser removidas para que Thompson pudesse acessar ao todo da construção.

A colmeia propriamente foi movida aos poucos para uma nova estrutura segura e, após cerca de 15 minutos, segundo a narração, a apicultura localizou a abelha-rainha e a moveu com segurança para a estrutura.

Erika Thompson removendo colmeia e resgatando abelhas

A colmeia mostrada no vídeo era tão grande que foi preciso remover mais de uma parte do piso © reprodução/Instagram

Abelha é encontrada intacta em âmbar de 100 milhões de anos

Erika Thompson removendo colmeia e resgatando abelhas no Texas

O vídeo já passou de 60 milhões de reproduções no TikTok © reprodução/Instagram

A presença em segurança da rainha fez com que outras abelhas começassem a sinalizar o caminho para a nova “casa” e – com a ajuda da apicultura, que também moveu os animais com as mãos – aos poucos as abelhas foram realizando a mudança para o novo endereço.

Detalhe da colmeia resgatada por Erika Thompson

Detalhe da colmeia resgatada © reprodução/Instagram

Criaram a primeira abelha influenciadora do mundo

A estrutura de madeira com a nova colmeia foi deixada ao lado do antigo local ao longo de uma noite, para que todos os insetos migrassem – e, pela manhã, a mudança estava pronta, e as milhares de abelhas puderam ser removidas com segurança.

Abelhas viralizam

O vídeo já superou as marcas de 1 milhão de views em seu perfil no Instagram,  tendo sido visto no TikTok mais de 60 milhões de vezes. Respondendo a comentários na postagem, a apicultura afirmou que agora a colônia vive em sua fazenda com mais de 215 mil metros quadrados à beira do Rio Colorado.

Todos os vídeos são narrados por Thompson, trazendo várias outras remoções e ainda informações variadas sobre o cultivo e a vida das abelhas, postados frequentemente no perfil da Texas Beeworks – revelando a importância das abelhas e do cuidado com tais insetos para a saúde do planeta como um todo.

A apicultora Erika Thompson, da Texas Beework, com uma colmeia

A Texas Beeworks resgata abelhas por todo o estado do Texas, nos EUA © divulgação

Atualmente os insetos são considerados em ameaça de extinção, e o impacto de agrotóxicos vem provocando verdadeiras chacinas entre as abelhas em todo o mundo – incluindo o Brasil.

Publicidade

© fotos: créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Banhistas encontram maior peixe ósseo do mundo morto em praia do Ceará