Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As redes sociais foram tomadas por um sentimento de nostalgia no último final de semana de fevereiro. Um aplicativo que dá movimento para fotos antigas se tornou o assunto mais importante dos últimos dois dias.
O ‘My Heritage’ é a empresa responsável pelo aplicativo que utiliza um serviço chamado ‘Deep Nostalgia’ (ou ‘nostalgia profunda’ em tradução livre) para animar fotos estáticas, tendo como resultado retratos de entes queridos que já se foram e nomes importantes da história como o pintor holandês Van Gogh, que pode ser visto ‘vivo’ a partir de um movimento meio bizarro dos olhos e boca.
Generated with MyHeritage.#DeepNostalgia pic.twitter.com/gNX3wLHsS8
— Andrey Frolov (@kznsq) February 27, 2021
O escritor Lima Barreto:
Botei a foto do Lima Barreto no rolezinho do My Heritage
Arrepiei pic.twitter.com/MCyHu7dg4O
— Brunn (@brunn_rodrigu3s) February 28, 2021
O aplicativo é bem parecido com o sistema de animação de fotos utilizado pelo iOS em Iphones, por exemplo. A diferença é que o ‘My Heritage’ pode fazer isso com qualquer câmera. O programa utiliza vídeos pré-gravados de movimentos faciais e aplica os resultados de acordo com as características do rosto eternizado no retrato.
A ideia do live action, dizem os fabricantes, é incentivar uma interação afetuosa com pessoas queridas que já se foram. “O app é para uso nostálgico. Ou seja, trazer ancestrais amados de volta à vida”, diz a ‘Deep Nostalgia’ em comunicado sobre o aplicativo.
— Érica Cristhyane (@ecmsilva) March 1, 2021
Apesar das boas intenções, o dispositivo levanta questões sobre o deepfake – ferramenta desenvolvida com o uso da Inteligência Artificial para dar movimento e voz às personalidades e líderes mundiais. A prática, que deve ser proibida em países como a Inglaterra, é utilizada em grupos de notícias falsas por ser um instrumento fácil de manipulação popular.
A tecnologia por trás do ‘Deep Nostalgia’ foi desenvolvida por uma empresa de Israel, a D-ID, que também se apossou da Inteligência Artificial e algoritmos treinados para dar vida aos retratos. Para os desconfiados, o ‘My Heritage’ esteve envolvido no vazamento dos dados de 3,3 milhões de brasileiros em 2018.
O abolicionista negro Frederick Douglas:
Frederick Douglass, the mighty abolitionist, was the single most photographed person in the United States during the nineteenth century. Here's how he might've looked in motion. Brace yourself and press play. pic.twitter.com/HOxDK7jGyh
— La Marr Jurelle Bruce (@Afromanticist) February 28, 2021
Here's another animation of Frederick Douglass that @jcdmce generated earlier today (which got me hooked on these animations in the first place). That subtle smile at the end puts Mona Lisa to shame. pic.twitter.com/fzzIm7bL56
— La Marr Jurelle Bruce (@Afromanticist) February 28, 2021
Publicidade
A especulação imobiliária chegou ao metaverso. Um terreno virtual foi vendido pelo valor aproximado de US$ 2,43...
Quem já teve de escrever um artigo ou principalmente um longo texto acadêmico, como uma dissertação ou uma tese,...
Todo gamer sabe que os acessórios certos fazem muita diferença na hora de jogar durante longas horas no computador....
Ficar em casa sem saber a data exata do fim da quarentena, pode ser um desafio enorme para algumas pessoas. Mesmo para...
A atacante australiana Sam Kerr será a primeira jogadora de futebol feminino a estampar a capa global de uma edição...
Um vírus poderosíssimo foi descoberto pelos pesquisadores de segurança do Kaspersky. Ele ataca smartphones do...
O jovem Benyamin Ahmed, de 12 anos de idade, conseguiu ganhar 2 milhões de reais com um projeto artístico em NFT. A...
Nos últimos anos, diversas marcas têm criado ou colaborado com influenciadores virtuais como estratégia de marketing...
Rosemary Johnson tinha um futuro promissor na música. Aos 22 anos, ela já era a quarta violonista da Ópera Nacional...