Ciência

Asteroide é encontrado pela 1ª vez com material orgânico necessário para vida

Redação Hypeness - 10/03/2021 | Atualizada em - 15/03/2021

Um estudo impressionante e que pode mudar os rumos da humanidade foi publicado pelo Scientific Reports. Cientistas descobriram um asteroie com água e material orgânico necessário para a existência de vida. O fato era inédito até então. 

– Missões espaciais mais aguardadas do ano incluem pouso em Marte e asteroide duplo

Batizado de ‘Itokawa’, o corpo espacial foi coletado para pesquisa pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa, na sigla em inglês) em 2010. A matéria orgânica presente no objeto que viajou pelo Sistema Solar foi comprovada e evoluiu quimicamente com o passar dos anos. 

Circulado, um grão de poeira de Itokawa

A  Royal Holloway da Universidade de Londres, no Reino Unido, explica que a evolução ocorreu mesmo com o asteroide, que passou por diferentes condições, incluindo aquecimento extremo e desidratação. Fortes impactos também fizeram parte do processo. O objeto restabeleceu sua forma e se reidratou com água fornecida a partir da queda de poeira e de meteoritos ricos em carbono. Interessante, não?

O estudo publicado pelo Scientific Reports oferece uma nova perspectiva para os asteroides rochosos, classificados como tipo S – compostos de sílica, como o Itokawa. Ao que parece, os asteroides do tipo C (carbonáceos) não são os únicos a conter moléculas de carbono e água.

Publicidade

Foto: Institute of Space and Astronautical Science/Jaxa/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.