Alguém consegue imaginar outro ator interpretando Harry Potter no lugar de Daniel Radcliffe? Ou Courteney Cox interpretando a personagem Rachel ao invés de Monica em “Friends”? E se o papel principal em “Hannah Montana” não fosse de Miley Cyrus, ou se Rory Gilmore fosse interpretada não por Alexis Bledel, mas sim por Liza Weil, que deu vida à personagem Paris Geller, em “Gilmore Girls”? Tais cenários podem parecer delirantes, impossíveis ou mesmo assustadores para os fãs mais ortodoxos, mas o fato é que todos eles estiveram próximos de acontecer – já que outros atores fizeram testes para personagens que viriam a ser imortalizados em nossos filmes ou séries preferidas.

Tom Felton (à direita) foi cogitado para viver Harry Potter na saga

O ator Iwan Rheon (à direita), que viveu o personagem Ramsay Bolton na série, fez teste para Jon Snow em “Game of Thrones”
Como eram na vida real as pessoas que inspiraram personagens de filmes clássicos
Assim, separamos aqui alguns exemplos de atores ou atrizes que inicialmente foram pensados para personagens diferentes daqueles que acabaram interpretando, ou que chegaram a fazer testes para determinado papel, sem sucesso. Trata-se de uma interessante provocação para nossa imaginação: pois como seriam nossos repertórios de referências, nossas celebridades e artistas de preferência, nossa cultura popular se um desses verdadeiros pilares fossem diferentes? Como seria o mundo do pop se o personagem Derek Shepherd em “Grey’s Anatomy” não fosse vivido por Patrick Dempsey – mas sim por Isaiah Washington, que interpretou o personagem Preston Burke na mesma série?

Isaiah Washington (à direita) fez teste para o personagem Derek Shepherd em Grey’s Anatomy
Ator de Grey’s Anatomy grava vídeo para paciente do Paraná que aguarda transplante

Também em “Grey’s Anatomy”, Sandra Oh (à direita) fez teste para o papel de Miranda Bailey
Não é possível responder com objetividade, é claro, a nenhuma dessas especulações, mas em alguns casos se torna evidente que a escolha que prevaleceu foi a correta: Tom Felton, que fez seu teste para viver Harry Potter, revelou-se, afinal, tão perfeito para viver Draco Malfoy na saga quanto o próprio Radcliffe para o personagem principal. O mesmo vale para Courteney Cox como Monica e Jennifer Aniston como Rachel em “Friends”: definitivamente os responsáveis pelo elenco da série souberam escolher a atriz correta para cada personagem.

Rachel e Monica
Harvey Weinstein queria Jennifer Aniston morta, diz site

Hank Azaria (que viveu o personagem David na série) fez teste para o papel de Joey Tribbiani em “Friends”

Jon Favreau (à direita, que interpretou o personagem Pete Becker na série) fez teste para viver Chandler Bing em “Friends”

Tom Hiddleston (à direita) fez teste para o papel de Thor

Miley Cyrus originalmente fez teste para o papel de Lilly Truscott na série “Hannah Montana”
O caso mais impactante a se supor a partir da reportagem publicada no site Bored Panda se refere ao papel de Coringa no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Heath Ledger não só ficaria com o papel, como o tornaria o grande trabalho de sua vida – que lamentavelmente se encerraria poucos meses depois do fim das filmagens. O ator ganhou um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante por atuação que para muitos se tornou a encarnação definitiva do icônico inimigo do Batman – mas o papel inicialmente oferecido para Ledger no filme foi do próprio “homem-morcego”, que seria vivido por Christian Bale.

Christian Bale e Heath Ledger como Coringa

James Franco (à direita) fez teste para viver o papel de Homem-aranha no filme

Carice Van Houton inicialmente buscou o papel de Cersei Lannister em “Game Of Thrones”

Ashley Greene (à direita) fez teste para o papel de Bella Swan em “Crepúsculo”

Arnold Schwarzenegger foi cogitado inicialmente para o papel de Kyle Reese em “O Exterminador do Futuro”