Sustentabilidade

Banana tem origem na Ásia e faz bem para o coração

Vitor Paiva - 26/03/2021

Apesar de ser uma espécie de símbolo nacional, a banana não é uma fruta nativa do Brasil: sua origem remonta ao sudeste asiático, em história tão antiga – há registros do cultivo da fruta há quase 10 mil anos – que alguns horticultores e especialistas especulam que a banana pode ter sido a primeira fruta da face da Terra.

Ela chegou no Brasil junto com os invasores portugueses, entre os séculos XV e XVI, mas sua popularização e comercialização internacional só se deu de fato no final do século XIX – hoje ela é a segunda fruta mais popular do mundo, atrás somente do tomate.

Cacho de banana

O cultivo da banana é tão antigo que acreditam ser ela a primeira fruta do planeta

-Invenção pode evitar desperdício de 250 milhões de bananas por ano

Seu sucesso se deve principalmente ao sabor inigualável, à praticidade de consumo – existe “embalagem” mais perfeita que a casca de uma banana? – e sua versatilidade enquanto alimento, mas muitos também consomem a fruta pelos imensos benefícios que traz à nossa saúde.

A banana faz bem para até para o coração – não é por acaso que, infelizmente, ela está ameaçada de extinção: deliciosa e saudável, a fruta é consumida em milhões e milhões de toneladas anuais.

Uma banana aberta e fatiada

Fungos, genética e a produção excessiva ameaçam a fruta de extinção

-Pitaya é uma das frutas mais lindas e gostosas que existem e podemos provar

Benefícios gerais

A banana é rica em vitaminas do complexo B e atua diretamente em nosso sistema nervoso. Por conter grandes quantidades de ferro, ela também estimula a produção de hemoglobina e, com isso, melhora quadros de anemia.

Mas os benefícios não param por aí: o aminoácido triptofano, precursor da serotonina, faz da banana um ótimo estimulante para nosso humor, contra o estresse, a insônia e os problemas emocionais; suas fibras regulam o intestino, seus açucares naturais reduzem o cansaço físico e mental.

Banana sendo fatiada

A banana é rica em ferro, magnésio, potássio e diversas vitaminas

-Fruta mais fedorenta do mundo é capaz de carregar smartphones, afirma pesquisa

E mais: ela é um bom alimento para combater a ressaca e para quem está tentando parar de fumar, pois o potássio e magnésio ajudam o corpo na abstinência de nicotina.

Produção de banana na Turquia

Produção de banana na Turquia: a fruta é a segunda mais consumida do mundo

-Pesquisa confirma: Conviver com cachorros faz bem pra saúde do coração

Banana para o coração

Rafael Nadal comendo banana

O tenista Rafael Nadal comendo uma banana durante uma partida na Austrália

Outro benefício confirmado em quadras esportivas e entre jogadores de tênis – o brasileiro Gustavo Kuerten costumava comer uma banana durante suas partidas – e para a recuperação muscular e combater câimbras como ação do magnésio.

Diversos cachos de banana

A fruta é ótima para saciar a fome, e por isso é bom alimento para dietas

Mas um de seus benefícios mais relevantes é mesmo para o coração: se consumida entre as refeições,  a banana regula o nível de açúcar no sangue e normaliza os batimentos cardíacos, e seu alto nível de potássio e baixo nível de sódio diminui a pressão arterial, reduzindo as possibilidades de infarto potencialmente em 40%. Deliciosa, versátil e saudável, a banana é, portanto, o combo perfeito – uma fruta que oferece sabor às vidas que ajuda a salvar.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Sustentabilidade ambiental passa por respeito à terra e seus protagonistas