Sustentabilidade

Banhistas encontram maior peixe ósseo do mundo morto em praia do Ceará

Redação Hypeness - 23/03/2021

Quem passou pela Praia da Leste-Oeste em Fortaleza, no Ceará, viu um momento único, mas trsite. Um peixe-lua da espécie Masturus lanceolatus foi encontrado morto por um surfista e impressionou a todos. Não é para menos, já que esta é a maior espécie óssea de peixe do mundo – e vive no litoral brasileiro. 

Em entrevista ao UOL, o especialista Luís Ernesto Arruda Bezerra, do Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), deu mais detalhes. “Essa espécie é comum em águas tropicais e temperadas. Vive em grandes profundidades mas pode vir à superfície eventualmente”, explicou.  

– Menor réptil da Terra mal foi descoberto e já corre risco de extinção

– Ameaçada de extinção, maior tartaruga dos oceanos usa praias vazias para reprodução

O animal se destacou pela sua anatomia diferente de outras espécies marítimas

O peixe ósseo apareceu morto após a maré baixar. Segundo a pesquisadora Caroline Vieira Feitosa, também do Labomar, em entrevista ao UOL, trata-se de espécie de águas profundas, vivendo a aproximadamente 700 metros de profundidade

– Bióloga que livrou arara azul da extinção vira personagem da ‘Turma da Mônica’

O peixe-lua é visto raramente por viver em grande profundidade

“Para ele aparecer nessa situação, provavelmente ele deveria estar acometido por alguma enfermidade, alguma coisa que a gente não sabe porque não foi a gente que coletou o animal”, explicou ao portal.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Sustentabilidade ambiental: conceito ganha força com crise dos anos 80