Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Definir bissexual como confuso, irresponsável, promíscuo ou que possui uma orientação sexual de conveniência são nomenclaturas equivocadas e preconceituosas. Preconceito este, demonstrado por diversos participantes da 21ª edição do ‘Big Brother Brasil’, que está no ar nas noites da Rede Globo.
Começou com Lucas Penteado, que se assumiu bi durante sua passagem pela casa. O jovem desistiu do jogo, principalmente por causa da reação das pessoas com seu beijo e Gil do Vigor.
Na festa da madrugada de quinta-feira (18) não foi diferente. A advogada Juliete, que estava bêbada, soltou: “Tá muito difícil ser mulher nesse programa. Os ‘cabra’ desse programa metade é casado, 20% é gay, os outros…”, declarou e, lembrando da trajetória de Lucas no programa, que primeiro tentou beijar Kerline e depois beijou Gil. “Ele não decidia se ele queria mulher ou homem”.
– ‘BBB’: Nego Di é notificado judicialmente pela Globo e Projota chora no ‘Mais Você’
Lucas foi julgado pelos participantes após envolvimento com Gil
Presente na conversa, o participante João foi rápido em replicar Juliette, explicando que Lucas não deveria escolher entre homem ou mulher, pois ele é bissexual. O mesmo fez o namorado dele, que acompanhava a cena pelas redes sociais. Igor Moreira, que também é bi, se pronunciou quanto à fala preconceituosa da paraibana.
– ‘BBB’: Projota fala do hip hop e se emociona ao pedir desculpas para Lucas: ‘Decepcionei ele’
“Mais uma vez João defendendo a bissexualidade alheia. Obrigado, João”, escreveu no Twitter, agradecendo João por ter repreendido a sister na hora que ouviu a frase.
João, que tem um namorado bissexual, repreendeu a fala de Juliette
– Karol Conká diz ter ‘muito a aprender’ com Lucas, que pede acolhimento: ‘Não desejo ódio’
Na postagem, Igor, deixa claro que, apesar de gostar da advogada, ficou bastante incomodado com a sua fala. “Da para a gente gostar das pessoas e reconhecer o erro. A fala da Juliette é bastante incômoda para mim, porque o João, gay, é casado com um homem bissexual. Então, fica a reflexão aí, né, amados e amadas”.
Juliette também praticou bifobia na casa do ‘BBB’
– Xenofobia vai de atitudes de Karol Conká e Projota no ‘BBB’ até suspeita de vacinas da China
Um estudo do American Institute of Bisexuality e Bisexual Resource Center, explica que os preconceitos enfrentados pelos bissexuais vêm tanto da sociedade como da própria comunidade que os integra e podem ser identificados com os seguintes comportamentos:
Muita gente reduz a bissexualidade como uma orientação conveniente ou inventada, usada por homens em negação de uma suposta homossexualidade e por mulheres que só querem experimentar. O American Institute of Bisexuality atribui estas concepções a atitudes negativas muito mais sobre bissexuais (especialmente homens bissexuais) do que têm quanto aos gays e lésbicas. Ou seja, héteros possuem mais preconceitos contra bis.
– ‘BBB’: ‘banhômetro’ mostra que higiene não é o forte entre alguns participantes do reality
Outros fatores contribuem para a invisibilidade das pessoas bissexuais segundo o Instituto, como chamar bissexuais de ‘aliados’ da luta LGBT, excluindo-os de uma comunidade que deveria integrá-los; o uso de linguagem não-inclusiva, como ‘casamento gay’ ou ‘casal gay’ e ‘casal lésbico‘ ou determinar a sexualidade da pessoa considerando apenas o sexo do seu companheiro ou companheira.
– Cancelamento e reality shows: ‘Prosa’ debate tema polêmico com Aline Ramos e Chico Barney
O estudo também aponta que a maioria dos bissexuais não sai do armário por estarem em relacionamentos com alguém do sexo oposto e não são abertos sobre sua orientação. Numa pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2013, apenas 28% das pessoas que se identificavam como bissexuais falaram que eram abertas quanto à sua sexualidade.
A marginalização e a discriminação que a comunidade bissexual sofre na sociedade reflete também na saúd. Muitos bissexuais evitam fazer exames ou mentem sobre o histórico sexual e, por isso, enfrentam problemas maiores. A mentalidade também fica abalada por todos esses cenários. Heterossexuais, lésbicas e gays, bissexuais sofrem mais com ansiedade, depressão e outros distúrbios de comportamento.
Publicidade
Dan Amboyer tem emplacado um sucesso atrás do outro. O ator marcou presença nas séries Law & Order, Person of...
A adolescência costuma ser uma fase complicada na aceitação do próprio corpo. Para a americana Antonia Livers, a...
Hoje pela manhã, a atacante brasileira Marta - a melhor jogadora da história do futebol feminino - fez sua estreia...
Acusado de assédio e denunciado à polícia por duas mulheres, o repórter da Record TV, Gérson de Souza, foi...
“No minuto em que estou na passarela, eu me torno outra pessoa. É quase como se houvesse alguém dentro de mim se...
A descriminalização da união entre pessoas do mesmo sexo representa novo livramento de heranças coloniais que...
A 'Virada da Consciência 2019', que acontece de 17 a 20 de novembro de 2019 para celebrar o Dia da Consciência Negra,...
O ator Babu Santana é, de muito longe, uma das pessoas mais interessantes da nova temporada do Big Brother Brasil,...
Há poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol feminino, a seleção da Alemanha apresentou uma campanha...