Debate

‘BBB’: Lumena desaba e antecipa tribunal das redes; Ana Maria se desculpa por ‘racismo reverso’

por: Redação Hypeness

Lumena Aleluia é, certamente, uma das mais prejudicadas participantes da história do ‘Big Brother Brasil’. A psicóloga e DJ está no paredão dessa semana e é a favorita para ser eliminada pelo público. Na véspera da eliminação dessa terça, Aleluia desabou em choro durante o ‘Jogo da Discórdia’ do ‘BBB’.

– Karol Conká diz ter ‘muito a aprender’ com Lucas, que pede acolhimento: ‘Não desejo ódio’

Após ser questionada por Juliette Freire sobre não ser mais “educativa” quanto às suas “bandeiras”, Lumena desabafou, dizendo que não era somente uma bandeira. Ela também afirmou que não desejava ser professora de ninguém e que sua função no ‘Big Brother’ era para diversão, não para fazer problematizações sobre racismo ou LGBTfobia.

Lumena desabou em lágrimas após afirmar que não veio ao BBB pra ser somente uma bandeira

Mesmo rejeitada por boa parte de público, Lumena ganhou simpatia depois dessa fala. Isso porque, de fato, ela não é professora de ninguém e não tem obrigação de falar ou ensinar tudo sobre racismo. E muitas pessoas pretas se enxergaram na pele da psicóloga:

Não precisa gostar de Lumena para entender o racismo

Lumena Aleluia falhou. Em sua jornada no Big Brother Brasil, a psicóloga ficou marcada por uma postura completamente desproporcional e ofensiva contra Lucas Penteado, principalmente quando o jovem se assumiu bissexual na casa. O próprio Lucas afirmou que as atitudes de Lumena haviam sido o limite que o fez abandonar o programa.

Logo na primeira semana de casa, a baiana levantou problematizações sobre transfobia e racismo. Suas falas foram marcantes, mas o linguajar rebuscado e acadêmico causou estranhamento no público. Por fim, sua associação com Nego Di e Karol Conká foi preponderante para que ela conquistasse grande rejeição.

– Terreiro de Lumena diz que ela não é autoridade religiosa após vídeo no ‘BBB’ zombando Xangô

Vista como ‘problematizadora‘ dentro e fora do reality, Lumena é até agora a participante do ‘Big Brother Brasil 2021’ com menos seguidores no Instagram. Até Kerline, eliminada na primeira semana e pouco participativa no programa, tem 10 vezes mais seguidores que a psicóloga na rede social.

O ‘Jogo da Discórdia’ deixou claro que não pretende ser a problematizadora. “Eu quero matar algumas ‘Lumenas’ aqui. Eu não tô conseguindo. Pra deixar a Lumena criança vir, só que aí a performance da militância, ela fica aqui dentro… reverberando, reverberando”, afirmou após o término do programa na Globo.

– Lucas coloca saúde mental como prioridade e diz esperar Gilberto: ‘Carinho muito grande’

A equipe de assessoria da jogadora também se posicionou. “Desde o início do programa tentaram reduzir Lumena a uma bandeira – isso também é objetificação. Fazer perguntas sobre símbolos que constituem a nossa identidade é uma estratégia de exotificação e falar de forma doce não reduz o impacto dessa violência. Que bom que Lumena conseguiu falar, é uma dor que aqui fora nós também sentimos. Força, preta”, disse.

Não é coincidência que as três maiores rejeições da história dos paredões do ‘Big Brother Brasil’ sejam de pessoas negras (Karol Conká e Nego Di, do BBB 21 e Aline, do BBB 5). O tribunal das redes e a dita cultura do cancelamento são muito mais fortes quando impulsionados pelo racismo.

Lumena pode não ser a melhor participante do ‘Big Brother’ da história e certamente será eliminada com motivos. Mas o que as redes desejam fazer com ela, ou seja reduzir sua existência a uma problematizadora, não é certo. Os ataques racistas e ameaças que suas contas nas redes sociais recebem, bem como as pessoas próximas a ela, não são justificáveis sobre nenhuma perspectiva. E não são poucos:

Pode votar em quem quiser no ‘BBB’. É, em última instância, somente um reality show. E isso vale para tudo, especialmente para seu ódio.

Ana Maria Braga se arrepende e se corrige: não existe racismo reverso

As falas de Lumena sobre a branquitude de Carla Diaz causaram uma grande distorção na sociedade. Falamos no Hypeness sobre como o conceito foi distorcido por algumas figuras relevantes como uma espécie de ‘racismo reverso‘, algo que não existe.

Uma delas foi Ana Maria Braga, que induziu os espectadores a pensarem que Lumena era uma ‘racista reversa’. Após uma chuva de crítica nas redes sociais, a comandante do ‘Mais Você’ decidiu se desculpar e clarificar a questão.

Leia também: Thammy quer processar Lumena do ‘BBB’ por racismo reverso, que não existe

Ana Maria Braga enfiou o pé na jaca ao falar besteira sobre racismo reverso (algo que, reiteramos, não existe), mas se desculpou no programa seguinte

“Sempre que cometo erro, eu gosto de assumir. Ontem, depois do programa, vi postagens informando que fiz um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando de branquitude da Carla Diaz. Eu usei ‘preconceito reverso’, ‘racismo reverso’. E veio críticas e eu busquei a informação. Na maioria das vezes, neste assunto, somos desinformados”, disse Ana Maria Braga.

Confira o vídeo de Ana Maria Braga se corrigindo:

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Rafa Kalimann responde com inspiração seguidor que criticou seu corpo