Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As peças da marca Aiyê Biquínis se destacam pela beleza e o estilo, mas seu principal atrativo é ecológico: feito com nylon biodegradável, o material se decompõe em até 3 anos depois de ser descartado corretamente em aterros sanitários.
Quem atesta e garante o benefício ao meio-ambiente de tal produção é a engenheira ambiental e sanitarista Nívea Morena, que decidiu criar a Aiyê em busca de renda extra após perceber que grande parte das empresas de roupas de banho femininas não se preocupava com o impacto de suas peças. Com informações do Ciclo Vivo.
O tecido ecológico das peças se decompõe sem prejudicar o meio-ambiente
-Mulher compra seu primeiro biquíni aos 31 anos e compartilha sua jornada de aceitação e autoestima
Feitos com tecido Light – CO2 Control da marca Santacostacia, os biquínis em nylon biodegradável são também permanentemente anti odor e protegidos contra proliferação de bactérias – além de especialmente confortáveis, afirma Morena.
À preocupação ambiental se soma o compromisso social, e por isso a preferência por produção local e a escolha da confecção terceirizada com a empresa Private Label, que além de possuir o selo ABVTEX que confirma o uso de tecido ecológico, é também liderada por uma mulher – escolha que tem como objetivo lutar contra as barreiras culturais e mesmo política e econômicas que atrapalham o empreendedorismo feminino.
Em modelos variados, as peças são produzidas por mulheres
Cada produto traz tecnologia anti odor
O uso de plástico é o menor possível em toda a cadeia de produção
-Seleção Hypeness: 14 marcas veganas para ficar por dentro da moda consciente
A preocupação com o meio ambiente, no entanto, vai além, e a marca oferece descontos em novos produtos para quem entregar peças sem uso na hora de comprar um biquíni novo. Os modelos recebidos em ótimo estado são higienizadas e doados para mulheres em situação de vulnerabilidade, enquanto as que estão em estado degradado são encaminhadas para reciclagem.
O uso de plástico é mínimo nas embalagens, e a empresa, além de estimular o consumo consciente, prioriza a presença feminina nas diversas etapas de produção e venda, oferecendo ao máximo boas condições de trabalho e bons salários.
O trabalho da Aiyê Biquínis é um ótimo exemplo do conceito de ‘slow fashion’, forma de produção que contraria a fabricação veloz e em massa das grandes marcas, priorizando o trabalho local e as questões ambientais, com preços reais que incluem os custos sociais e ecológicos, e respeitando o tempo necessário para se produzir de forma correta e melhor assim como as culturas locais.
A escolha por tecidos de alta qualidade também é importante, para assim produzir peças com maior vida útil, através de coleções em pequenas ou médias quantidades.
A marca Aiyê é situada em Santa Catarina
Peças usadas podem ser oferecidas em troca de desconto na compra de um novo biquini
As estampas variam também com os modelos
-Marca lança linha feminina de roupas de banho feitas com plástico dos oceanos
O nome “Aiyê” se refere ao termo “Terra” em Yorubá, e as peças são também desenhadas para todo tipo de corpo, sem serem modeladas pelos restritivos padrões da grande indústria. Os modelos são diversos, vendidos em valor médio de R$ 72 por cada peça – que podem ser adquiridas em DM através do perfil da marca no Instagram, ou em seu site.
A modelagem promete funcionar para os mais diversos tipos de corpos
Cada peça é vendida por R$ 72 pela internet
Publicidade
A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu...
Na semana passada, um alerta foi emitido às autoridades brasileiras que uma nuvem de gafanhotos que havia invadido o...
Mais uma baleia jubarte foi encontrada encalhada nas areias de Praia Grande, no município de São Francisco do Sul, no...
Com todo seu tamanho e exuberância, as baleias são seres que despertam a nossa atenção e curiosidade. Agora, ver...
O uso excessivo de plástico é um mal terrível que, em nome da saúde e do futuro do planeta, precisa ser erradicado...
Um par da baleias orcas brancas foram avistadas na costa de Hokkaido, ilha mais ao norte do Japão. O animal foi visto...
A onda contra o consumo de plástico está cada vez mais entrando no nosso dia a dia. No Brasil, o Rio de Janeiro deu o...
A Itália produz cerca de 2 milhões de tonaladas de laranja todos os anos, sendo considerada um dos maiores produtores...
Para fazer uma peça de biquíni, muito pano é cortado e jogado fora. Entretanto, essas sobras de tecido podem ter um...