Sustentabilidade

Biquíni feito em nylon biodegradável se decompõe em 3 anos

Redação Hypeness - 26/03/2021

As peças da marca Aiyê Biquínis se destacam pela beleza e o estilo, mas seu principal atrativo é ecológico: feito com nylon biodegradável, o material se decompõe em até 3 anos depois de ser descartado corretamente em aterros sanitários.

Quem atesta e garante o benefício ao meio-ambiente de tal produção é a engenheira ambiental e sanitarista Nívea Morena, que decidiu criar a Aiyê em busca de renda extra após perceber que grande parte das empresas de roupas de banho femininas não se preocupava com o impacto de suas peças. Com informações do Ciclo Vivo.

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

O tecido ecológico das peças se decompõe sem prejudicar o meio-ambiente

-Mulher compra seu primeiro biquíni aos 31 anos e compartilha sua jornada de aceitação e autoestima

Feitos com tecido Light – CO2 Control da marca Santacostacia, os biquínis em nylon biodegradável são também permanentemente anti odor e protegidos contra proliferação de bactérias – além de especialmente confortáveis, afirma Morena.

À preocupação ambiental se soma o compromisso social, e por isso a preferência por produção local e a escolha da confecção terceirizada com a empresa Private Label, que além de possuir o selo ABVTEX que confirma o uso de tecido ecológico, é também liderada por uma mulher – escolha que tem como objetivo lutar contra as barreiras culturais e mesmo política e econômicas que atrapalham o empreendedorismo feminino.

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

Em modelos variados, as peças são produzidas por mulheres

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

Cada produto traz tecnologia anti odor

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

O uso de plástico é o menor possível em toda a cadeia de produção

-Seleção Hypeness: 14 marcas veganas para ficar por dentro da moda consciente

A preocupação com o meio ambiente, no entanto, vai além, e a marca oferece descontos em novos produtos para quem entregar peças sem uso na hora de comprar um biquíni novo. Os modelos recebidos em ótimo estado são higienizadas e doados para mulheres em situação de vulnerabilidade, enquanto as que estão em estado degradado são encaminhadas para reciclagem.

O uso de plástico é mínimo nas embalagens, e a empresa, além de estimular o consumo consciente, prioriza a presença feminina nas diversas etapas de produção e venda, oferecendo ao máximo boas condições de trabalho e bons salários.

Exemplo de ‘Slow Fashion’

O trabalho da Aiyê Biquínis é um ótimo exemplo do conceito de ‘slow fashion’, forma de produção que contraria a fabricação veloz e em massa das grandes marcas, priorizando o trabalho local e as questões ambientais, com preços reais que incluem os custos sociais e ecológicos, e respeitando o tempo necessário para se produzir de forma correta e melhor assim como as culturas locais.

A escolha por tecidos de alta qualidade também é importante, para assim produzir peças com maior vida útil, através de coleções em pequenas ou médias quantidades.

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

A marca Aiyê é situada em Santa Catarina

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

Peças usadas podem ser oferecidas em troca de desconto na compra de um novo biquini

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

As estampas variam também com os modelos

-Marca lança linha feminina de roupas de banho feitas com plástico dos oceanos

O nome “Aiyê” se refere ao termo “Terra” em Yorubá, e  as peças são também desenhadas para todo tipo de corpo, sem serem modeladas pelos restritivos padrões da grande indústria. Os modelos são diversos, vendidos em valor médio de R$ 72 por cada peça – que podem ser adquiridas em DM através do perfil da marca no Instagram, ou em seu site.

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

A modelagem promete funcionar para os mais diversos tipos de corpos

Biquinis ecológicos da marca Aiyê

Cada peça é vendida por R$ 72 pela internet

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.