Ciência

‘Bola de fogo’ rasga o céu de cidades do Sudeste; veja o vídeo

por: Redação Hypeness

Cidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo presenciaram a passagem de uma ‘bola de fogo, um fenômeno brilhante comumente chamado pela palavra em inglês ‘fireball‘. O evento aconteceu na última segunda-feira (22).

O momento foi registrado ao vivo pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), que disponibilizou o vídeo em seu canal do YouTube – o momento foi filmado por 23 câmeras.

– Bahia vive susto com queda de meteoro de grandes proporções

‘Bola de fogo’ rasga o céu de cidades do Sudeste

Em entrevista para o jornal O Globo, o astrônomo Thiago Signorini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que o fenômeno pode ser definido como “um fragmento de rocha do espaço ou pequeno asteroide”, que mede, em geral, alguns centímetros, no máximo 1 metro. 

– Meteoro explode a 94 km/h na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai

Confira o vídeo da ‘bola de fogo’ rasgando o céu de Minas Gerais:

O meteoro foi inicialmente percebido em uma estação em Patos de Minas (MG). A partir de um ponto de observação em São Paulo, foi possível ver o meteoro quase na vertical, surgindo no alto e caindo conforme perdia velocidade até que a filmagem fosse interrompida.

– Meteoro que caiu no RS pesa 1 tonelada e tem o tamanho de uma pessoa adulta; veja vídeo

Já em Osasco (SP), uma estação de monitoramento conseguiu registrar os mais de 12 segundos do meteoro, enquanto Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), captou a passagem da ‘bola de fogo’ com mais detalhes, incluindo o trecho final até ele desaparecer completamente.

Publicidade

Foto: Reprodução / Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Nasa inaugura previsão do tempo direto de Marte; veja os detalhes