Buraco negro com fotos inéditas tem campos magnéticos observados pela 1ª vez

Redação Hypeness - 29/03/2021 | Atualizada em - 31/03/2021

Em abril de 2019 uma notícia mexeu com o mundo da ciência: a primeira imagem de um buraco negro havia sido revelada. Agora, dois anos depois, cientistas da Event Horizon Telescope (EHT) apresentam à comunidade científica fotos inéditas do campo magnético em sua borda.

Terra está mais próxima de buraco negro da Via Láctea do que se pensava. O que isso significa?

Uma visão do buraco negro supermassivo M87 em luz polarizada. As linhas marcam a orientação da polarização, que está relacionada ao campo magnético ao redor da sombra do buraco negro.

A pesquisa feita por mais de 300 cientistas foi publicada no “The Astrophysical Journal Letters”. A equipe só conseguiu chegar a esse feito por conta dos dados recolhidos há quatro anos sobre o corpo massivo. O buraco negro fica no meio de uma galáxia conhecida como Messier 87, ou M87, que fica a 55 milhões de anos-luz da Terra.

A nova foto foi conseguida por conta da utilização de luz polarizada, que tem a capacidade de orientar um feixe de luz em um único plano.

A polarização da luz contém informações que permitem compreender melhor a física por trás da imagem vista em 2019, o que não era possível antes. Este é um grande passo”, comemorou Ivan Marti-Vidal, um dos coordenadores do EHT.

A foto revelada em 2019: a primeira imagem de um buraco negro.

Pela primeira vez astrônomos medem deformação 3D gerada por buraco negro

A imagem do campo magnético lembra a de uma série de feixes de luz em movimento circular. “O campo magnético na borda do buraco negro é forte o bastante para repelir gás quente e o ajuda a resistir à força da gravidade”, explica Jason Dexter, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Tem um buraco negro do tamanho de Júpiter vagando por nossa galáxia

Apesar do avanço na pesquisa, os cientistas sabem que será impossível fazer uma análise de um buraco negro por dentro. Portanto, entender tudo o que está ao ser redor é fundamental para estudá-lo.

Fotos: Getty Images e EHT Collaboration