Ciência

Canal de Suez foi destravado com ’empurrãozinho’ da Lua cheia

Redação Hypeness - 31/03/2021

O Ever Given finalmente voltou à sua rota normal e desbloqueou o canal de Suez. A manobra para desencalhar o navio de 200 mil toneladas que travava uma das principais rotas comerciais marítimas do mundo, entretanto, contou com uma ajudinha da natureza: a alta das marés causadas pela lua cheia cumpriu um papel crucial na retomada da embarcação na água.

– Canal de Suez responde por mais de 10% do comércio mundial atual, mas sua história tem 4 mil anos

Após 6 dias, o navio da Evergreen finalmente desencalhou do Canal de Suez e conseguiu liberar o comércio mundial

De acordo com a NASA, o desencalhe do navio gigante foi causada por um fenômeno relativamente comum: as marés de primavera, nome dado a um pequeno número de altas dos mares que ocorrem ao longo do ano.

-Você sabia que 15 grandes navios emitem tanta poluição quanto 760 milhões de carros juntos?

Apesar do nome pomposo, o fenômeno nada tem a ver com a chegada da estação no hemisfério norte. O aumento das marés é causado no período entre a lua nova e cheia. Durante a superlua dessa semana, o barco encontrou seu caminho de volta, graças à subida de 46 centímetros no nível do mar do canal.

Apesar de haver 12 ou 13 luas cheias todos os anos, apenas em 6 ocorre o fenômeno da superlua, quando o nosso satélite aparece enorme na abóbada celeste. Durante essas luas cheias, é comum que a maré suba de forma ainda mais intensa, o que aumenta o nível do mar.

-12 famosos navios naufragados que você ainda pode visitar

“Não é incomum que essas marés sejam até um pé (cerca de 30 centímetros) maiores do que as outras marés durante o ano quando a lua está mais distante da Terra”, disse o meteorologia Judson Jones à CNN Internacional. “E não há dúvida de que essas marés altas foram parte da estratégia para conseguir deslocar esse navio imenso.”

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Tubarão-martelo raro é visto nadando nas águas de João Pessoa