Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mais uma série de malefícios provocados pelo consumo de carne vermelha foi confirmada em nova pesquisa, publicada por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido – dessa vez referente ao aumento no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, pneumonia e outras moléstias. A pesquisa foi publicada na revista BMC Medicine, e se baseou em dados de mais de 474 mil cidadãos britânicos de meia-idade, avaliando suas informações médicas e seus hábitos cotidianos. Outra ótima fonte é este artigo da ChefsTemp, em inglês, com estatísticas sobre o consumo de carne vermelha.
Brasileiros estão comendo menos carne, aponta pesquisa do Ibope sobre consumo
O estudo combinou detalhes sobre alimentação, registros médicos e admissões em hospitais, assim como taxa de mortalidade e idade em cada elemento, concluindo que quem consome carne com regularidade – três ou mais vezes por semana – costuma carregar mais problemas de saúde do que quem consome menos ou não come carne vermelha. “Maior consumo de carne vermelhada, processada ou não processada, foi associado com maiores riscos de doenças do coração, pneumonia, diverticulite, pólipos no colon e diabetes”, diz o estudo, que segue: “Maior consumo de carne de aves está associado com riscos mais elevados de problemas de refluxo gástrico e do esôfago, gastrite, diverticulite, doenças na vesícula e diabetes”.
Carne de melancia parece ser última e controversa tendência em 2020
Como se não bastasse, a produção de carne é uma das maiores ameaças ao meio ambiente no planeta hoje. Assim, a nova pesquisa se junta aos tantos estudos anteriores, que ligam o consumo de carne ao câncer e à redução de expectativa de vida, entre muitos outros. Assim, separamos cinco sugestões de receitas alternativas e de fácil preparo, que permitem que se reduza ou mesmo se abandone o consumo de carne por uma vida mais saudável para nós e para o planeta, sem abrir mão do sabor e do prazer de comer. Tudo pode ser acompanhado com arroz, batatas, legumes ou outros pratos que não levem carne, é claro.
Queimadas no Pantanal e agronegócio: solução também passa por mudança na alimentação
1 maço de folhas manjericão
2 xícaras de azeite
12 castanhas-do-pará
1 xícara de queijo parmesão ralado
200 gramas de macarrão
1 limão-siciliano
Ferva uma panela com água e depois cozinhe nela o manjericão por um minuto. Em um liquidificador, coloque o azeite, as castanhas e o queijo parmesão. Escorra o manjericão, junte ao liquidificador e bata tudo até ficar homogêneo. Cozinhe a massa e misture com o molho quando pronta, temperando ao fim com raspas de limão.
3 tomates maduros
1 cebola picada
100 gramas de manteiga
2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1 ½ litro de caldo de legumes fervente
1 colher de sopa de extrato de tomate
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 maço de rúcula
Bata os tomates no liquidificador, coe e reserve o resultado. Em fogo médio, refogue a cebola com 1 colher de sopa de manteiga até ela ficar transparente, depois acrescente o arroz e frite por três minutos. Coloque o vinho e mexa tudo até o líquido evaporar, e em seguida coloque a panela em fogo alto. Coloque o caldo de pouco em pouco, incluindo mais caldo conforme o tanto anterior tiver seco, e sempre mexendo o conteúdo para não grudar. Acrescente, entre um caldo e outro, o tomate e o extrato de tomate, e siga o processo até o arroz estar cremoso porém al dente. Inclua a manteiga que restou e o queijo, tempere com sal e pimenta e coloque a rúcula e mais parmesão ao fim.
1 couve-flor média
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
500 ml de leite quente
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 caixa de creme de leite
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 caixa de creme de leite
100 gramas de queijo mussarela ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ferva a água com um pouco de sal, coloque a couve-flor e deixe cozinhar por dois minutos – depois escorra a água e reserve a couve-flor pra esfriar. Derreta a manteiga em uma panela, e coloque a farinha de trigo, mexendo até virar um creme. Aos poucos inclua o leite quente e siga mexendo até engrossar a mistura. Coloque sal e pimenta, o queijo ralado e o creme de leite e misture bem, para em seguida desligar o fogo. Enquanto o resultado vai ficando morno, coloque a couve-flor em refratário untado com azeite, e espalhe o creme morno por cima, para em seguida cobrir com mussarela ralada. Coloque o refratário em um forno preaquecido em 200ºC e asse até dourar.
2 colheres (chá) de sal rosa do himalaia ou sal normal
4 xícaras de soja verde (ou edamame)
Cozinhe o edamame por 2 minutos em 2 litros de água fervente. Escorra, tempere com sal e misture.
8 espigas de milho
1 tablete de manteiga à temperatura ambiente de 200 gramas
1 colher de sopa de castanha de caju picadinha
1 colher de sopa de castanha-do-pará picadinha
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Cozinhe o milho em uma panela com sal por cerca de dez minutos ou até estarem macios. Escorra e os guarde. Em uma tigela, misture a manteiga com as castanhas e os temperos, cubra com plástico-filme e leve à geladeira. Em seguida, em uma grelha ou uma churrasqueira, toste as espigas de milho. Depois, com uma colher ou faca, passe a manteiga especial sobre os milhos e sirva.
Publicidade
Eficaz contra a impotência, asma e o câncer. São essas as alegações da medicina tradicional chinesa e...
Pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram, em parceria com o Museu de Paleontologia de Monte Alto, uma...
Um novo estudo realizado por cientistas do Instituto de Investigação em Biomedicina de Barcelona (IRB) descobriu um...
Os astros cósmicos começaram 2022 um tanto quanto exibidos. O primeiro mês do ano é uma oportunidade e tanto para...
As benesses trazidas pelo uso do sabão combinado com a água já são conhecidas há mais de 3 mil anos. Ainda que a...
Não, não é comum ter mais de uma lua cheia em um mês. Por isso o fenômeno, que acontece neste fim de semana, é...
Entre os diversos fatores que podem afetar a saúde de uma pessoa com idade mais avançada, um dos fatores é pouco...
Um estudo recente publicado por pesquisadores da Universidade de Hull, na Inglaterra, indicou que caranguejos-eremita...
A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua...