Sustentabilidade

China é engolida por tempestade de areia recorde em novo alerta sobre poluição

por: Redação Hypeness

A pior tempestade de areia em 10 anos deixou o céu de Pequim amarelo na última segunda-feira (15). A poeira fez voos serem cancelados por conta da baixa visibilidade e escolas foram fechadas em algumas cidades. Outras áreas ao norte da China também foram afetadas. De acordo com o Centro Meteorológico Nacional, o fenômeno natural se iniciou no deserto de Gobi, na Mongólia

China surpreende com florestas capazes de absorver mais poluentes que o esperado

Pequim ficou parecendo cenário de filme pós apocalíptico com a tempestade de areia.

Qualidade do ar 

As imagens mostram Pequim tomada por uma névoa densa. Na internet, alguns memes compararam o cenário na China à fotografia de “Blade Runner 2049”, filme de Denis Villeuneve estrelado por Ryan Gosling

A tempestade de areia é a mais forte desde que o governo passou a adotar medidas para melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição. Porém, segundo o jornal americano The New York Times, a recuperação industrial pós-Covid, o impacto das mudanças climáticas no deserto e uma forte tempestade de inverno foram a combinação explosiva para que o fenômeno acontecesse. 

Austrália: chuva provoca reação emocionada de quem viveu maior incêndio da história

Chineses circulam em meio à tempestade que deixou Pequim irreconhecível.

Um crise ecológica é o que está acontecendo em Pequim”, escreveu Li Shuo, diretor do Greenpeace China, no Twitter. O ativista disse que a tempestade foi resultado da “degradação ecológica e do solo no norte e oeste de Pequim”.

Esse artista aspirou o ar de Pequim durante 100 dias e criou um tijolo feito de poluição

Segundo as medições do Índice de Qualidade do Ar, definido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, os níveis de risco para partículas de areia e poeira no ar excederam o limite em Pequim. Os poluentes medidos pela concentração de partículas de tamanho considerado especialmente nocivo, também ficaram muito mais altos, sendo um risco à saúde das pessoas. 

Homem passeia com seu cachorro em meio à névoa de areia em Pequim.

Tempestade deixou o céu do norte da China com um tom amarelado.

A capital chinesa ficou parecendo cenário de filme pós apocalíptico.

A tempestade de areia é vista de cima em foto feita em um avião.

Montagem mostra como Pequim ficou na segunda-feira, toda amarela, e na terça-feira, já sem a tempestade.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Chapada Diamantina a um passo de entrar em lista seleta de parques da Unesco