Gastronomia

Confira esta receita prática e nutritiva de hambúrguer de ora-pro-nóbis

por: Redação Hypeness

Sucesso dentro de um grupo voltado para o consumo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no Facebook, a receita de hambúrguer de ora-pro-nóbis criada pela assistente social e professora universitária Taís Pereira de Freitas é de dar água na boca.

Publicada originalmente no “Blog da Taís”, a receita — que pode ser vegana (sem queijo de origem animal para acompanhar) ou vegetariana (com queijo de origem animal) — usa como base a planta ora-pro-nóbis, cujas folhas são consumidas há anos no Brasil e principalmente em algumas regiões de Minas Gerais.

Foto de um exemplar da planta ora-pro-nóbis

Consumida há anos no Brasil, a ora-pro-nóbis é rica em proteínas e se tornou uma paixão entre vegetarianos e veganos

Também conhecida como lobrobô ou lobrobó, o vegetal tem alto potencial proteico e, por isso, se tornou uma ótima alternativa de substituir a carne em termos nutricionais.

Segundo Taís, por conta dessa riqueza nutricional, a ora-pro-nóbis vem ganhando cada vez mais estudos e divulgação dentro de círculos voltados para a alimentação natural e para estilos de vida saudáveis.

Depois de conversas e experimentos na cozinha, Taís chegou na receita final do hambúrguer vegetariano junto ao especialista em PANCs, Arlei Santos.

Em seguida, a criação conjunta, que leva apenas três ingredientes, foi compartilhada na internet e virou um grande sucesso.

Receita de hambúrguer de ora-pro-nóbis

Ingredientes

– 50 folhas de ora-pro-nóbis;
– água (cerca de 190 ml);
– farinha de mandioca.

Modo de preparo

– Bata no liquidificador as 50 folhas de ora-pro-nóbis com um copo americano de água (cerca de 190 ml);

– Em seguida, despeje a mistura em uma tigela grande;

– Depois, coloque a farinha de mandioca aos poucos até que a massa chegue ao ponto de modelar;

– Modele os hambúrgueres e leve ao forno em uma forma untada por 45 minutos.

Se você consumir derivados de leite, também é possível rechear ou cobrir o hambúrguer com queijo. Além disso, também está mais do que liberado dar um toque pessoal à massa com temperos e outros ingredientes de sua preferência.

Foto do hambúrguer de ora-pro-nóbis de Taís Pereira de Freitas

Além de bonito, o resultado do hambúrguer de ora-pro-nóbis parece muito saboroso

Publicidade

Fotos de destaque: Getty Images e Reprodução/Taís Pereira de Freitas // Foto 1: Getty Images / Foto 2: Reprodução/Taís Pereira de Freitas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cafeteira: máquina dos sonhos faz café expresso, latte e capuccino