Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Só o diálogo salva! Acreditamos tanto nisso que criamos um podcast semanal para transformar a teoria em prática: o Prosa. A proposta é abordar temas variados que vão de comportamento e tendências, a debates sociais e políticos, com novos episódios às quintas-feiras, sempre com a presença de convidados
A estreia acontece nesta quinta, 11, com um episódio sobre consumo e pandemia, conduzido por Karol Gomes, repórter e apresentadora do Prosa. A produção fica por conta de Gabryella Garcia, que conta com o apoio de Kauê Vieira, editor-assistente do Hypeness, nos bastidores e também na bancada e com a direção de Clara Caldeira, editora-chefe do Hypeness.
No quadro ‘Café com Inovação’, Karol Gomes convida os ouvintes a uma pausa para o café, e recebe a visita do repórter Rafael Oliver, que traz dicas e relatos sobre iniciativas e projetos inovadores relacionados à pauta do dia.
No nosso episódio de estreia convidamos a antropóloga do consumo, Hilaine Yaccoub, para falar sobre os novos hábitos e tendências de consumo na pandemia e, também, no cenário que se apresentar depois dela. Os desafios trazidos pelo coronavírus trouxeram novas necessidades para as pessoas e, com elas, novos hábitos. Entre esses novos hábitos, ocasionados por um longo período de isolamento, também mudamos nossa forma de consumir.
Apesar de não ser possível ainda cravar “novas tendências” de consumo, uma coisa é certa: o brasileiro se rendeu ao e-commerce
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, inclusive, apontou que 46% dos entrevistados deverão reduzir seu consumo em bares, restaurantes e shoppings quando estivermos vivendo o “velho normal”.
Para Yaccoub, que estuda o consumo como um fato social, as pessoas deverão sim pensar em adaptações, mas ainda é cedo para cravar uma mudança de hábito ou novas tendências. “A pandemia ainda é muito recente para a gente poder dizer que algo de fato vai mudar (…). Para falar de tendência precisamos falar de um longo período onde os valores vão mudando”.
57% aumentaram o consumo de vegetais e 44% mudaram hábitos alimentares na pandemia, aponta pesquisa
Quarentena, consumo responsável e bons drinks em um papo com Neli Pereira
Porém, apesar de não ser possível ainda cravar “novas tendências”, uma coisa é certa: o brasileiro se rendeu ao e-commerce! Hilaine destaca que diante do medo e do receio que a pandemia trouxe, as pessoas precisaram se adaptar e se reinventar. As redes sociais, inclusive, tiveram um papel nessa mudança e se aproveitaram disso, adaptando ou criando novas estratégias para estimular o consumo.
Durante o episódio, a antropóloga também argumentou que algo positivo que a pandemia nos trouxe foi o medo. “Aprendemos a ter medo e entender que a vida não é uma planilha de Excel. Tudo é possível de acontecer, então aprendemos curtir mais os pequenos prazeres da vida e valorizá-los”.
Viajar sem os filhos é sonho de consumo dos pais após pandemia, diz pesquisa
Ficou curioso para saber o que mais rolou nessa prosa e como a pandemia interferiu nos nossos hábitos de consumo e maneira de enxergar a vida? Então aperta o play, sinta-se em casa e vem com a gente! Ah, também guardamos dicas culturais incríveis para você nesse episódio enquanto aprecia um café com um pão quentinho!
Publicidade
“Só existem dois mercados em que o consumidor é chamado de usuário: no tráfico de drogas e nas redes sociais”....
Os conceitos de gênero estão em plena ebulição. A orientação sexual não se encaixa mais em moldes ultrapassados....
Diferentemente daquilo que o capitalismo costuma nos fazer pensar, nosso caráter não é definido pelo que compramos,...
O novo episódio do 'Prosa' traz para o debate um tema extremamente importante e urgente. No quinto episódio do...
Quando pensamos e tentamos estabelecer uma relação entre tecnologia e dinheiro, automaticamente o assunto...
Há mudanças que chegam repentinamente e são passageiras, a gente experimenta, chora, se angustia, e depois dá...
As HQs, ou histórias em quadrinhos, são conhecidas principalmente pelos grandes clássicos de heróis e vilões que...
Mais de 200 jornalistas que trabalham para a Folha de São Paulo endereçaram uma carta de repúdio à diretoria do...
Junho é conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+, porém, é importante destacar que a inclusão, o respeito e...