Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é por acaso que o abacaxi veste uma coroa de rei: em tempos em que a sustentabilidade são palavras de ordem por um futuro melhor, a fruta que já se revelou excelente matéria prima para feitura de couro vegetal agora vem sendo utilizada para feitura de uma embalagem totalmente ecológica e reaproveitável. O papel foi desenvolvido pela designer filipina Pat Mangulabnan a partir da coroa e de folhas descartadas do abacaxi para embalar uma barra de cereais, e ao invés de ser descartada para produzir mais um lixo a poluir o planeta, depois de consumido o produto o invólucro pode ser plantado – para que seu ciclo realmente recomece.
A embalagem “Sprout” feita com papel Pinyapel, de abacaxi
Antes e depois lembra o destino das embalagens ‘lindonas’ que você vê nas prateleiras
A iniciativa é parte do movimento por lixo zero, pelo desenvolvimento de produtos livres de embalagens, e oferece uma alternativa importante para alimentos que, por motivos sanitários, não podem ser vendidos sem qualquer proteção. Batizada de “Sprout” (ou “broto”, em tradução livre), a embalagem foi feita com Pinyapel, papel criado a partir do descarte do abacaxi, e desenvolvida por Mangulabnan no Centro de Design das Filipinas pensando também como produto capaz de impulsionar a economia das comunidades locais. Em sua fabricação foram incluídas à receita uma série de sementes não invasivas que permitem que a embalagem retorne à natureza para literalmente renascer.
Emergência climática: extinção em massa e Terra pior do que se imagina, alerta ciência
Para ser 100% biodegradável e ter um ciclo realmente ecológico, porém, a embalagem “Sprout” não pode conter qualquer ingrediente poluente, e por isso a embalagem é impressa com tinta de soja orgânica e ainda traz uma outra camada de proteção, feita com amido comestível. “O design da embalagem plantável da Sprout permite que os consumidores interajam melhor com o produto, dá a eles um senso de realização e responsabilidade, bem como reforça uma mudança comportamental positiva em direção a uma vida mais sustentável”, afirmou a designer.
O ciclo completo da embalagem
Casal encontra boiando no mar salgadinho vencido há 20 anos
O abacaxi é, portanto, mais uma fruta versátil, capaz de ser tornada em couro para sapatos e vestimentas, mas também em embalagem, em papel, e não só: se simplesmente consumida, ela oferece efeito analgésico comprovado pela ciência, e ainda auxilia nossa digestão, melhora nossa imunidade, além, é claro, de refrescar e oferecer seu sabor de realeza. Visto que o Brasil é o segundo maior produtor de abacaxi do planeta – atrás somente da Costa Rica – essa também pode ser uma boa notícia econômica por aqui, já que uma produção verde e sustentável é o único futuro possível para qualquer indústria ou economia.
Publicidade
O uso excessivo de plástico é um mal terrível que, em nome da saúde e do futuro do planeta, precisa ser erradicado...
Um vídeo gravado nesta semana por um homem no Pantanal da Nhecolândia, distrito de Corumbá, próximo da fronteira do...
Embora não se tratem de assuntos novos, muitas pessoas ainda não fazem a menor ideia do que se tratam duas técnicas...
Dois arquitetos do Atelier Gras! tiveram uma ideia inovadora para o projeto de uma casa holandesa. Eles criaram a...
A Ford anunciou a criação de duas novas grandes fábricas, nos estados do Tennessee e do Kentucky, nos EUA, para a...
Substâncias per e polifluoroalquil. Assim são chamadas as PFAS, sigla que representa uma classe de produtos químicos...
A questão ambiental tem sido abordada cada vez mais nas televisões e nos jornais. Já sentimos os efeitos do...
O designer de produto Michael, baseado na Califórnia, Estados Unidos, criou um jogo de xadrez diferente de tudo que...
Descontrole e crimes ambientais não são novidade na região amazônica. No entanto, queimadas recordes e seus efeitos...