É nos momentos mais difíceis que precisamos nos unir. E se tem gente passando fome durante uma pandemia global, manter as pessoas vivas passa a ser a principal preocupação. Pensando nisso, a Coalizão Negra por Direitos iniciou a campanha de doação‘Se tem gente com fome, dá de comer‘.
Depois de um ano vivendo entre quarentena e flexibilização, já somamos quase 300 mil vidas perdidas. Mas quem ficou vivo está passando por muitas dificuldades.
Em uma parceria com a Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, 342 Artes, Nossas – Rede de Ativismo, Instituto Ethos, Orgânico Solidário e Grupo Prerrô, a Coalisão pretende arrecadar R$ 133 milhões para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19.
“É preciso agir rápido e, por isso, precisamos da sua ajuda. Como disse Solano Trindade no poema que inspira o nome dessa campanha, ‘Tantas caras tristes querendo chegar em algum destino, em algum lugar. ‘Se tem gente com fome, dá de comer'”, diz o texto da campanha.
Participaram da divulgação da campanha Emicida, Camila e Antônio Pitanga, Ailton Graça, Zezé Motta, Zeca Pagodinho, Mart’nália, Paula Lim, MV Bill, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak, entre outras importantes figuras.
Camila Pitanga e Emicida participam da campanha “Tem Gente com Fome”
Auxílio emergencial não basta
Enquanto o governo goza de altos salários e benefícios, disponibiliza – quando muito – auxílios emergenciais muito aquém das necessidades das inúmeras famílias em condição de vulnerabilidade social espalhadas pelo país.
A fome não pode esperar e por isso não restou alternativa senão a organização social. A campanha busca formas de manter as ações das organizações nos territórios afetados pela pandemia, garantir a saúde e a vida de lideranças territoriais e membros do movimento negro.
Além disso, a ideia é aumentar a capacidade de organização e acompanhamento de famílias atendidas e, sobretudo, buscar condições estruturais e financeiras para atender milhares de famílias em extrema pobreza que vivem nos territórios de nossa atuação é o único caminho.
Governo federal oferece ajuda fora da realidade dos preços praticados no Brasil
A partir do mapeamento dos territórios e das famílias atendidas pelas ações de apoio humanitário promovidas pelas organizações que compõem esta Coalizão e parceiras, foram identificadas222.895 famílias a serem apoiadas e mobilizadas em periferias, favelas, palafitas, comunidades ribeirinhas e quilombos, em todo o território nacional.
Para contribuir, acesse o site oficial da campanha ‘Tem Gente com Fome’ e doe valores a partir de R$ 10.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.