Inspiração

Covid: Coalizão Negra cria campanha para conter avanço da fome na pandemia

Redação Hypeness - 19/03/2021 | Atualizada em - 16/04/2021

É nos momentos mais difíceis que precisamos nos unir. E se tem gente passando fome durante uma pandemia global, manter as pessoas vivas passa a ser a principal preocupação. Pensando nisso, a Coalizão Negra por Direitos iniciou a campanha de doação ‘Se tem gente com fome, dá de comer‘.

Depois de um ano vivendo entre quarentena e flexibilização, já somamos quase 300 mil vidas perdidas. Mas quem ficou vivo está passando por muitas dificuldades.

Em parceria com a Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, 342 Artes, Nossas – Rede de Ativismo, Instituto Ethos, Orgânico Solidário e Grupo Prerrô, a Coalisão pretende arrecadar R$ 133 milhões para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19.

“É preciso agir rápido e, por isso, precisamos da sua ajuda. Como disse Solano Trindade no poema que inspira o nome dessa campanha, ‘Tantas caras tristes querendo chegar em algum destino, em algum lugar. ‘Se tem gente com fome, dá de comer'”, diz o texto da campanha.

Participaram da divulgação da campanha Emicida, Camila e Antônio Pitanga, Ailton Graça, Zezé Motta, Zeca Pagodinho, Mart’nália, Paula Lim, MV Bill, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak, entre outras importantes figuras.

Camila Pitanga e Emicida

Camila Pitanga e Emicida participam da campanha “Tem Gente com Fome”

Auxílio emergencial não basta 

Enquanto o governo goza de altos salários e benefícios, disponibiliza – quando muito – auxílios emergenciais muito aquém das necessidades das inúmeras famílias em condição de vulnerabilidade social espalhadas pelo país.

A fome não pode esperar e por isso não restou alternativa senão a organização social. A campanha busca formas de manter as ações das organizações nos territórios afetados pela pandemia, garantir a saúde e a vida de lideranças territoriais e membros do movimento negro.

Além disso, a ideia é aumentar a capacidade de organização e acompanhamento de famílias atendidas e, sobretudo, buscar condições estruturais e financeiras para atender milhares de famílias em extrema pobreza que vivem nos territórios de nossa atuação é o único caminho.

Governo federal oferece ajuda fora da realidade dos preços praticados no Brasil

A partir do mapeamento dos territórios e das famílias atendidas pelas ações de apoio humanitário promovidas pelas organizações que compõem esta Coalizão e parceiras, foram identificadas 222.895 famílias a serem apoiadas e mobilizadas em periferias, favelas, palafitas, comunidades ribeirinhas e quilombos, em todo o território nacional.

Para contribuir, acesse o site oficial da campanha ‘Tem Gente com Fome’ e doe valores a partir de R$ 10.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: EBC/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.