Debate

Covid: má conservação pode mandar para o ralo 320 doses de vacina para indígenas do Xingu

Redação Hypeness - 15/03/2021

O Ministério da Saúde investiga um caso de má conservação de vacinas contra a covid-19. Segundo apuração prévia da pasta, 320 doses do imunizante que seriam distribuídas a indígenas do Xingu, no Mato Grosso, passaram por alterações de temperatura e podem acabar no lixo.

– Fundo Brasil e COIAB têm campanha para levar oxigênio e alimentos a povos indígenas

320 doses de vacina contra a covid-19 podem ser desperdiçadas após falha na conservação; imunização seria distribuída para indígenas do Alto Xingu

Os indígenas são considerados uma população prioritária para a vacinação. Por estarem localizados em aldeias de difícil acesso, a taxa de mortalidade da covid é muito maior entre esses grupos; dados mostram que a doença é 16% mais fatal entre indígenas.

O tratamento dificultado pelas distâncias acaba sendo mais difícil. Isso fez com que a doença levasse mais de mil indígenas, incluindo Aruka Juma, último homem do povo Juma, do estado de Amazonas.

Segundo o governo, a perda das 320 doses não vai atrapalhar a vacinação em larga escala, afinal, as doses foram adquiridas com a previsão de 5% de descarte. Entretanto, qualquer atraso na vacinação já lenta do Brasil deve ser investigada e punida.

– ‘Respira Xingu’ alerta para pico de infecções e mortes por Covid-19 no coração da Amazônia

De acordo com o Ministério da Saúde, 67% dos indígenas (273.957) já receberam a primeira dose e 43% (177.704) tomaram a segunda dose. O governo pretende imunizar cerca de 400 mil indígenas com mais de 18 anos.

A responsabilidade da vacinação de indígenas é do governo federal. Tudo isso acontece através do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, que atua em todas as reservas indígenas em qualquer fase do processo de demarcação da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Um problema que também dificulta a vacinação de populações indígenas é o espalhamento do novo coronavírus. Diversos pesquisadores e funcionários técnicos do Ministério da Saúde têm registrado casos de recusa à vacinação. 

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.