Debate

Covid: prefeito e vice descumprem decreto e são filmados bebendo em aglomeração

por: Redação Hypeness

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), além de outros secretários foram flagrados na sexta-feira (12) à noite consumindo bebidas alcoólicas em frente a uma distribuidora de bebidas. É o que mostra vídeo que viralizou nas redes sociais gravado por uma pessoa que passava de carro pela rua e notou a aglomeração na distribuidora, que fica no Bairro Jardim Imperial.

O ato demonstra que as autoridades máximas da cidade descumpriram o decreto estadual, que proíbe o consumo de bebidas nas distribuidoras, embora autorize o funcionamento de segunda-feira a domingo, de forma delivery, das 10 às 23 horas.

– Lockdown de verdade funciona, mostra cidade de SP com queda brusca de casos

O prefeito de Cuiabá foi flagrado bebendo em pleno decreto para impedir circulação

– Coronavírus: ES quer retomar aulas com protocolo de despedida em caso de morte de alunos ou professores

A prefeitura se manifestou em nota enviada ao G1 para tentar justificar o ato do prefeito. O texto diz que Emanuel Pinheiro parou na distribuidora de bebidas alcoólicas a pedido de comerciantes, após a inauguração de uma obra na Avenida Torres. A municipalidade afirma ainda que o político consumiu duas cervejas no local, mas ao perceber a chegada de mais pessoas foi embora para evitar aglomeração. 

– Covid: Brasil pode fabricar variantes em massa com vacinação sem lockdown, dizem cientistas

Leia na íntegra:

“O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que na noite de hoje (12), às 18h, antes do horário imposto pelo toque de recolher, que se inicia as 19h, inaugurou apenas em ato simbólico, obra de mobilidade urbana na região da Avenida das Torres. Na sequência, atendeu a um chamado de comerciantes e, ao conversar com sua equipe, fez a ingestão de duas cervejas em frente a uma distribuidora da região. Ao perceber que o número de pessoas cresceu e, para evitar maior aglomeração, deixou o local. O prefeito pede desculpas para população”.

Confira o vídeo do prefeito bebendo em pleno decreto que proíbe circulação: 

 Saiba o que pode ou não em Cuiabá, com o decreto:

  •  De segunda a sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19 às 5 horas. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
  • Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
  • Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
  • Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23 horas.
  • O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
  • Toque de recolher a partir das 21 até às 5 horas, com proibição de circulação.
  • Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.
  • Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.
  • Restaurantes podem funcionar até as 14 horas.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Racismo: mulher é presa depois de chamar homem em ônibus de ‘macaco fedorento’