Debate

Danilo Gentili pode ser expulso do Twitter e proibido de pisar na Câmara; entenda

Redação Hypeness - 11/03/2021

O ‘comediante Danilo Gentili corre o risco de perder sua conta no Twitter por causa de uma postagem feita na rede social que criticava a Câmara dos Deputados. O Procurador Geral da República, Augusto Aras, encaminhou um pedido ao Supremo Tribunal Federal que, caso aprovado, derrubaria a conta do apresentador do SBT na rede de microblogs e o impediria de pisar no prédio do Congresso Nacional.

– Danilo Gentili perde processo 7 anos após chamar maior doadora de leite do país de ‘vaca’

O ‘humorista‘ fez uma publicação revoltado com a PEC da Imunidade Parlamentar. “Eu só acreditaria que esse país tem jeito se a população entrasse agora na Câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar. Povo sofrendo com pandemia e crise financeira e esses FDP votando o que? Impunidade parlamentar pra livrarem o próprio rabo”, disse em fevereiro de 2021.

Danilo Gentili pode perder conta no Twitter após publicação incitando invasão ao Congresso Nacional; discussão sobre liberdade de expressão pega fogo nas redes sociais

O deputado federal Luis Tibé (Avante-MG), procurador parlamentar, enquadrou o apresentador de televisão na Lei de Segurança Nacional, afirmando que Gentili estaria cometendo um atentado contra a estabilidade dos poderes republicanos.

– Condenado a prisão por injúria contra Maria do Rosário, Gentili fala em ‘liberdade de expressão’ 

A notícia-crime que pedia a prisão de Gentili por “grave ameaça ao livre exercício dos poderes, mais precisamente do Poder Legislativo nacional” foi enviada pela Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que fez uma devolutiva para o Procurador Geral da República.

A PGR não defende a prisão de Gentili, mas recomenda que ele seja proibido de ter contas em redes sociais, de sair do município onde reside, aproximar-se menos de 1 quilômetro da Câmara dos Deputados e fazer manifestações de “cunho ofensivo a qualquer dos Poderes da República, ou de seus integrantes, ou que incitem animosidade das Forças Armadas contra qualquer instituição de Estado”.

– Danilo Gentili tem Facebook suspenso após postagem racista

Agora, o caso volta ao Supremo e deve ser apreciado por Alexandre de Moraes. Entretanto, é curioso o fato, afinal, Gentili não possui foro privilegiado e deveria ser julgado em primeira instância.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.