Tecnologia

Embraer divulga vídeo com detalhes de 1ª carro voador elétrico

Redação Hypeness - 30/03/2021 | Atualizada em - 22/04/2021

A Embraer está desenvolvendo um carro voador elétrico através do seu braço EmbraerX. A gigante da tecnologia brasileira aposta que os eVTOLS, ou veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, será a principal solução para o tráfego urbano no futuro e já começou testes com seu novo equipamento.

– Parceria entre Embraer e Uber promete carro voador (e sem piloto) para 2023

O carro elétrico e voador está sendo desenvolvido pela Eve, um núcleo de inovação para mobilidade urbana da EmbraerX, braço de tecnologia e inovação da montadora de aviões brasileira.

O novo carro elétrico voador pode ser uma das principais inovação tecnológicas do nosso país; Embraer inicia testes bem sucedidos com eVTOL

Energia elétrica e sem piloto 

Um protótipo do novo veículo da Embraer levantou vôo em Gavião Peixoto (SP), onde fica a sede da empresa. O teste com a versão de pequeno porte do eVTOL foi um sucesso. O protótipo foi controlado à distância.

A ideia de avançar na pesquisa do projeto é aprimorar no desenvolvimento de tecnologias de controle aéreo, software e propulsão de voo.

– Carro voador turco desenvolvido há 15 anos levanta voo; Japão também trabalha em protótipo

O atual eVTOL tem cerca de 10 hélices, mas novas ventoinhas podem acabar sendo adicionadas ao carro. A ideia é que o veículo funcione 100% à base de energia elétrica e não seja necessária a existência de um piloto para fazer o tráfego.

Segundo a EVE, o novo carro elétrico é um caminho para para novas urbanidades. A empresa prevê que o eVTOL seja utilizado como uma espécie de Uber de táxi aéreo. Outras empresas, como a Boeing e a Airbus, também trabalham no desenvolvimento de carros voadores.

– Carro voador é autorizado a circular por ruas da Europa

Confira um vídeo de apresentação do carro voador da EVE:

É, parece que o futuro está chegando, né?

Publicidade

Fotos: Divulgação/Embraer


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.