Inspiração

Enfermeira ‘cria mão’ para confortar pacientes internados com covid

Redação Hypeness - 23/03/2021

A enfermeira Lidiane Melo inventou uma ‘mão’ para confortar pacientes internados pelo novo coronavírus. A história começa assim, a profissional da linha de frente de combate à pandemia precisava medir a saturação de uma pessoa com a covid-19, mas tinha aquecer a região por causa da baixa circulação de sangue.

A ‘mão’ com água morna foi uma estratégia médica que acabou dando conforto emocional para o paciente. O caso viralizou nas redes sociais.

– Prefeito viraliza com fala honesta sobre desastre do coronavírus no Brasil: ‘Teimosas demais’

Imagem acaba simbolizando de maneira bela o sentimento de milhares de pessoas que não puderam acompanhar familiares durante os seus últimos momentos de vida

Mão do afeto 

A invenção aconteceu em um plantão no ano passado, em um hospital na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo Lidiane, ataduras e algodões não estavam funcionando, então ela inventou o dispositivo com luvas e água quente. Em três minutos, obteve o resultado esperado e conseguiu dar sequência ao tratamento do paciente.

– Famoso por foto em janela de hospital, filho rouba o corpo da mãe para se despedir 

“A mão dele estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, que é uma prática prevista na enfermagem, mas não funcionou. A circulação não melhorava. Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas por causa do risco de contaminação, a ideia não era boa. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele”, disse.

A história é relativamente antiga, mas acabou ganhando proporção nas redes sociais, pois Lidiane só postou a imagem da luva recentemente. A foto foi parar nas manchetes de outros países do mundo. Para ela, foi somente uma forma de continuar o tratamento de um paciente, mas para muitas pessoas, pode significar um gesto de carinho em um momento trágico da história da humanidade.

– A bravura e o cansaço de profissionais da saúde após horas de batalha contra Covid-19

“Fiz essa luva com água quente para melhorar a perfusão da minha paciente e ver melhor a saturação, e espero que ela sinta que tem alguém com ela segurando sua mão”, escreveu ela na legenda da imagem, que rapidamente viralizou.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.