Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O parlamento espanhol aprovou nessa sexta-feira (19) a legalização da eutanásia e do suicídio assistido em casos de doenças incuráveis e graves que causem ‘sofrimento intolerável‘. Com isso, a Espanha se torna o quarto país europeu a permitir a prática para seus cidadãos.
– Jovem chilena envia vídeo a Bachelet suplicando por eutanásia: ‘não aguento mais meu corpo’
Manifestação pró-eutanásia foram registrada na Espanha antes da aprovação do projeto
A redação da lei aprovada pelo parlamento autoriza a prática para cidadãos espanhóis ou pessoas que residam no país por pelo menos um ano. Apesar de o termo não ser citado na lei, o texto regulamenta a prática de suicídio assistido.
Basicamente, após acompanhamento médico e psicológico, o paciente que optar pela prática receberá uma receita de uma substância que causa morte indolor e, junto de especialistas, será monitorado durante o processo em uma clínica ou na sua própria casa.
– Cientista de 104 se despede de neto antes de ir para clínica de suicídio na Suíça
Para conquistar a possibilidade de suicídio assistido, a pessoa deve ter seu requerimento autorizado por um grupo de médicos e juristas. Além disso, profissionais de saúde têm o direito de se recusar a fornecer a receita, mas o sistema de saúde público espanhol será obrigado a encaminhar o requerente para outro médico.
Grupos católicos e conservadores se manifestaram contra aprovação do suicídio assistido na Espanha
O país se soma a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Portugal na legalização da eutanásia. O último país citado, entretanto, teve o texto aprovado por parlamentares, mas ainda não foi sancionado por Marcelo Rebelo de Souza, que é católico fervoroso e já afirmou ser contra a prática.
– Como funciona o suicídio assistido e qual o impacto nos países onde foi adotado
Na América, a eutanásia é permitida judicialmente na Colômbia e em alguns estados dos EUA. Na Nova Zelândia, a legislação que aprovou a eutanásia, que começa a valer no final de 2021. Na Austrália, a questão também é federalizada, ou seja, vale apenas para alguns estados.
“Hoje somos um país mais humano, mais justo e mais livre”, afirmou Pedro Sanchez, primeiro ministro espanhol do PSOE, de centro-esquerda, que colocou a questão em pauta.
Publicidade
Qualquer fã minimamente atento da banda inglesa Pink Floyd sabe que uma das afirmações essenciais de seu trabalho,...
O Tribunal Superior de Gana condenou a atriz Akuapem Poloo à prisão por uma postagem nas redes sociais onde aparece...
"Pela primeira vez durante a minha carreira, a região começa a 'cheirar' cada vez mais como a América Latina dos...
Durante os protestos contra o racismo na cidade de Bristol, na Inglaterra, a estátua de Edward Colston foi derrubada....
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na cidade de Itajaí (SC) após atropelar e matar Vanessa Machowski, de 18...
Quem dirige sabe que a burocracia de manter um carro regularizado é bem complexa. Licenciamento, IPVA, seguro,...
Os influenciadores digitais Felipe Castanhari e Nyvi Estephan denunciaram em suas redes sociais que seus cadastros no...
A educação possui um poder transformador imenso, mas neste caso, ela literalmente, salvou vidas. Isso porque,...
Voltou à tona uma polêmica entrevista de Meryl Streep para a revista Time em 1979 em que ela acusa Dustin Hoffman de...