Debate

Espanha é 4º país da Europa a legalizar eutanásia e suicídio assistido

por: Redação Hypeness

O parlamento espanhol aprovou nessa sexta-feira (19) a legalização da eutanásia e do suicídio assistido em casos de doenças incuráveis e graves que causem ‘sofrimento intolerável‘. Com isso, a Espanha se torna o quarto país europeu a permitir a prática para seus cidadãos.

– Jovem chilena envia vídeo a Bachelet suplicando por eutanásia: ‘não aguento mais meu corpo’ 

Manifestação pró-eutanásia foram registrada na Espanha antes da aprovação do projeto

Suicídio assistido 

A redação da lei aprovada pelo parlamento autoriza a prática para cidadãos espanhóis ou pessoas que residam no país por pelo menos um ano. Apesar de o termo não ser citado na lei, o texto regulamenta a prática de suicídio assistido.

Basicamente, após acompanhamento médico e psicológico, o paciente que optar pela prática receberá uma receita de uma substância que causa morte indolor e, junto de especialistas, será monitorado durante o processo em uma clínica ou na sua própria casa.

– Cientista de 104 se despede de neto antes de ir para clínica de suicídio na Suíça 

Para conquistar a possibilidade de suicídio assistido, a pessoa deve ter seu requerimento autorizado por um grupo de médicos e juristas. Além disso, profissionais de saúde têm o direito de se recusar a fornecer a receita, mas o sistema de saúde público espanhol será obrigado a encaminhar o requerente para outro médico.

Grupos católicos e conservadores se manifestaram contra aprovação do suicídio assistido na Espanha

O país se soma a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Portugal na legalização da eutanásia. O último país citado, entretanto, teve o texto aprovado por parlamentares, mas ainda não foi sancionado por Marcelo Rebelo de Souza, que é católico fervoroso e já afirmou ser contra a prática.

– Como funciona o suicídio assistido e qual o impacto nos países onde foi adotado 

Na América, a eutanásia é permitida judicialmente na Colômbia e em alguns estados dos EUA. Na Nova Zelândia, a legislação que aprovou a eutanásia, que começa a valer no final de 2021. Na Austrália, a questão também é federalizada, ou seja, vale apenas para alguns estados.

“Hoje somos um país mais humano, mais justo e mais livre”, afirmou Pedro Sanchez, primeiro ministro espanhol do PSOE, de centro-esquerda, que colocou a questão em pauta.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Kajuru pode pagar R$ 40 mil por ofensa misógina contra Luciana Gimenez