Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A mais antiga estátua de madeira que se tem notícia foi esculpida na região dos Montes Urais, na Rússia, há mais de 12 mil anos. A idade do ‘Ídolo de Shigir‘, como o artefato ficou conhecido, foi confirmada recentemente por arqueólogos da Universidade de Gottingen, na Alemanha, em parceria com especialistas do Instituto de Arqueologia RAS e do Museu Regional de Sverdlovsk, na Rússia.
O objeto espanta por se tratar de uma relíquia em madeira, material que costuma se degradar com facilidade em relativamente pouco tempo, mas que foi conservado pelas condições locais.
Detalhes da cabeça do ídolo em madeira de 12,5 mil anos © Sverdlovsk Regional Museum
-Estatueta encontrada na Grécia teria sido presente a Zeus há mais de 2 mil anos
A estátua em dez partes foi descoberta em 1894, e inicialmente tratada como um tipo de totem ou simplesmente artefato exótico de um passado recente – especialmente pela madeira se encontrar em bom estado de conservação. Somente um século mais tarde é que a idade do ‘Ídolo de Shigir‘ foi aproximada, e incialmente calculada em torno de 9,75 mil anos.
O cálculo é dos anos 1990, porém, foi feito a partir de amostra da parte externa do objeto, e foram necessários dois outros estudos – um em 2018 e outro publicado em janeiro de 2021 – para se alcançar o resultado preciso e mais de 2 mil anos ainda mais antigo.
Outras partes da estátua descoberta nos Montes Urais, na Rússia © Sverdlovsk Regional Museum
Ilustração mostrando a estrutura geral da estátua © Sverdlovsk Regional Museum
-Você sabia que o réveillon nasceu de uma ‘crise econômica’ da Idade da Pedra?
O último cálculo foi realizado a partir dos anéis de crescimento da madeira utilizada na feitura da escultura – feita com árvore conífera do tipo larix, que continha 159 anéis no interior de seu tronco quando o ‘Ídolo‘ foi criado, revelando a idade de 12,5 mil anos.
O cálculo confirma, portanto, se tratar de artefato da Última Era Glacial, período em que o planeta enfrentava grandes transformações climáticas, quando as primeiras florestas começaram a se espalhar pela região da Rússia e da Eurásia, que se tornava então mais quente.
“A paisagem mudou, e a arte, também. Talvez como uma maneira de ajudar as pessoas a lidar com ambientes desafiadores a que foram se deparando”, afirmou o arqueólogo Thomas Terberger, um dos autores do novo estudo.
O ídolo em exibição no museu © Wikimedia Commons
-Lacútia: uma das regiões mais frias da Rússia é feita de diversidade étnica, neve e solidão
Para se ter uma ideia de quão antigo é o ‘Ídolo de Shigir‘, o cálculo final confirma que a estátua é nada menos que 7 mil anos mais antiga que Stonehenge, na Inglaterra – construção de 5 mil anos – e quase três vezes mais antiga que as pirâmides do Egito, construídas em torno de 4,5 mil anos atrás.
A conservação da madeira por tanto tempo se deu pelo ambiente em que foi encontrada: espécie de mangue russo, as turfas em Shigir, na região dos Montes Urais, oferece um contexto anaeróbico ácido, capaz de matar microorganismos.
O ambiente em que permaneceu por mais de 12 mil anos preservou a estátua © Sverdlovsk Regional Museum
-Cientistas holandeses descobrem como os egípcios moveram as pedras das pirâmides
A face interna da estátua é inteira coberta de gravuras que, segundo especialistas, registram temas sobre espíritos ancestrais, a Terra, a natureza e alguns mitos. A escultura está exposta no museu Sverdlovsk Regional Museum of Local Lore, em Ecaterimburgo, na Rússia.
Publicidade
Assim como professou o então primeiro-ministro britânico Winston Churchill, a humanidade atravessará uma grave crise...
Em 1995, um museu no sudoeste da Alemanha adquiriu um fóssil raríssimo do Ubirajara jubatus, um dinossauro de 120...
Uma recente descoberta feita por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e divulgada na publicação...
Já pensou estar andando tranquilamente em sua casa e encontrar uma sucuri de 5 metros? Foi isso que aconteceu com um...
A gente pode até se surpreender com as pessoas vaiando um beijo gay ao ver o filme do Queen nos cinemas, mas ninguém...
O amor pode parecer um milagre, um acontecimento mágico ou um fenômeno transcendental – e em muitos sentidos ele de...
Toda viagem é capaz de nos transformar pra sempre, e muitas vezes voltamos de uma como se tudo a nossa volta estivesse...
O biólogo Atila Iamarino, uma das principais vozes na divulgação científica durante a pandemia de coronavírus,...
Em 1912, Carl Gustav Jung, o discípulo mais próximo de Sigmund Freud, rompeu com as ideias de seu mestre, deixando a...